domingo, 30 de maio de 2010

Blog GIBITECA.COM


Meninas, acessem o Blog da nossa amiga Natania Nogueira, Gibiteca.com .

Se você quiser receber um e-mail avisando sobre novas postagens ou notícias sobre quadrinhos, escreva para gibitecacom@gmail.com e cadastre-se!

Natania Nogueira
Formada em História em desde 1992 e começou a lecionar em 1995, na Escola Estadual Professor Botelho Reis, Leopoldina (MG). Trabalha há muito tempo com ensino médio, mas hoje prefire o ensino fundamental. Adora pesquisar, só não o faz mais freqüência por falta de tempo. Mas aos trancos e barrancos sempre consigue produzir alguma coisa. Adora lecionar história e sua segunda paixão é a leitura. Começou lendo Histórias em Quadrinhos de terror e aventura de seus primos, encondida. Sua primeira HQ (como colecionadora) veio em 1983 e foi o Homem Aranha, n. 03, editado na época pela Abril. Hoje ela prefire as HQs européias, mas é bem eclética e aprecia quase todos os estilos e gêneros literários. As Histórias em Quadrinhos foram importantes na sua formação como leitora e mesmo na formação profissional, por isto criou dois blogs: um sobre história e ensino e outro sobre quadrinhos e ensino, onde divulga seus projetos e experiências.

Atividade prof. Humberto

Atividade para o dia 07/06.
(clique na imagem para ampliar)


Texto (também no xerox):

2ªparte do exercício:


Comunicado da Comissão de Formatura

Comunicado as Alunas do curso de Pedagogia 2009/2012.


Prezadas,
A Comissão de Formatura vem, por meio deste, informar que no dia 07/07/2010 faremos uma reunião com todas as alunas do 3º período dentro de sala para darmos andamento aos preparativos da nossa sonhada formatura. Esse foi o meio de comunicação escolhido para que saibam de todas as decisões tomadas pela Comissão.
Gostariamos que todas estivessem presentes pois será tratado assuntos muito importantes.
Informamos que devido ao numero de inadimplentes, que está em atraso com seus compromissos de pagamento, ser maior do que esperado pedimos aos formandos que, a partir do dia 10 de Julho, procurassem a aluna Luciana Gomes para fazer a renegociação de seu débito ou cancelamento de sua participação na comissão.
Para os que ainda não aderiram à formatura gostaríamos de sugerir que pensem com muito carinho, pois se trata de algo muito importante para nossas vidas, mesmo para aqueles que já tenham uma graduação ou aqueles que terão outras, cada momento é único e importante, vale uma celebração como essa. Lembrando que ainda estamos a 25 meses dos eventos, ou seja, ainda há tempo para novas adesões!
Estamos à disposição para qualquer dúvida que venha a surgir.
Atenciosamente,

Comissão de Formatura
1ªPresidente - Micheline Gomes
1ªTesoureira - Luciana Gomes

Aniversário!!!


No próximo dia 08/06 é aniversário da nossa amiga Patrícia, colhendo mais uma rosa em seu jardim heim amiga...
Parabéns e muitos anos de vida!!!! Beijo de todas da turma!

O Simulado está chegando!


No dia 31 de junho de 2010 (segunda-feira), os alunos dos cursos de graduação, de todos os períodos, irão realizar a Avaliação Simulada, aplicada pela FIC.
O Simulado, realizado semestralmente, contém questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre os conteúdos curriculares de cada curso.
Nesse dia, os estudantes terão 3 horas para concluir a Avaliação. Primeiro respondem as questões no Caderno de Provas e depois passam suas marcações para o Gabarito, que é entrege ao Professor Aplicador da Avaliação.
O Simulado tem se mostrado um ótimo instrumento de análise para os professores e a equipe pedagógica verificarem a aprendizagem e quais capacidades e competências os estudantes consolidaram ao longo do semestre.
Além disso, o Simulado prepara os estudantes para as avaliações externas, tais como Concursos Públicos, tendo em vista que a estruturação do Simulado é semelhante à das avaliações externas e provas de seleção.
Desejamos um bom trabalho para todos os estudantes e professores que irão participar deste Simulado !

Site das FIC


Meninas, acessem o Site das FIC - Faculdades Integradas de Cataguases.
Tem todas as notícias sobre os cursos de graduação, Pós-Graduação e Cursos de Extensão.
O link é esse:
Blogs:

Convite: Semana Pedagógica

Nos dias 01 e 02 de junho será realizada a Semana Pedagógica das Faculdades Integradas de Cataguases, com o tema “A Infância e a Adolescência na Contemporaneidade”.
O evento acontecerá no Instituto Francisca de Souza Peixoto.
Confira a programação(clique na imagem acima)

Palestrantes:Eliane Medeiros Borges e Léa Stalschamidt Pinto Silva.
Professoras e pesquisadoras da UFJF.

domingo, 23 de maio de 2010

Direto da Biblioteca...


Idindicação do Prof. Humberto

Jorge Amado escreveu esta história para o seu filho João Jorge, em 1948, em Paris, e a inicia com esta trovinha:
O mundo só vai prestarpara nele se viverno dia em que a gente ver
um gato maltês casarcom uma alegre andorinhasaindo os dois a voar
o noivo e sua noivinhadom gato e dona andorinha

(Trova e filosofia de Estevão da Escuna poeta popularestabelecido no Mercado das Sete Portas, na Bahia) (p.12)
Contudo, o texto só foi publicado em 1976 quando João descobriu os manuscritos, datilografou o texto e levou para Carybé (amigo da família) fazer as ilustrações. Quando Jorge Amado viu esses originais, resolveu publicar o livro.É uma estória de amor, difícil, muito difícil de se concretizar... Como pode o Gato Malhado namorar a Andorinha Sinhá? E, além disso, como pode o Gato Malhado escapar da maledicência, dos preconceitos que os animais do parque nutrem por ele (com exceção da sábia coruja)?
Um livrinho muito gracioso, cuja história já teve também várias adaptações para teatro.

AMADO, Jorge. Capitães da Areia; – 103ºed. – Rio de Janeiro: Record, 2001.
O livro conta a historia de cerca de quarenta meninos de todos os matizes, entre nove e dezesseis anos, que habitavam as ruínas de um velho trapiche no cais do porto e que para conseguirem sua sobrevivência realizavam assaltos pela cidade de Salvador. Os seus principais personagens são: o Pedro Bala, um menino de quinze anos, loiro, com uma cicatriz no rosto que era o líder do grupo, uma espécie de pai para os garotos, pois ele era mais ativo, sabia planejar os roubos, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe; o Professor que lê para os garotos que não sabiam; Gato que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem-pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo órfão desamparado (e numa das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família, mesmo sem querer fazê-lo); João Grande, o “negro bom” como diz Pedro Bala; Querido-de-Deus, um capoeirista que é só amigo do grupo; e Pirulito, que tem grande fervor religioso.
Capitães da Areia é um poema em prosa recheado de poesia e temperado com ação, aventura, comédia e drama, este livro foi escrito em 1937. Por incitação ao comunismo 800 exemplares do livro foram queimados em praça pública. Hoje ele é um clássico.

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Publicado em 1881, o livro aborda as experiências de um filho abastado da elite brasileira do século XIX, Brás Cubas. Começa pela sua morte, descreve a cena do enterro, dos delírios antes de morrer, até retornar a sua infância, quando a narrativa segue de forma mais ou menos linear – interrompida apenas por comentários digressivos do narrador.
Com a narração em primeira pessoa, a história é contada partindo de um relato do narrador-observador e protagonista, que conduz o leitor tendo em vista sua visão de mundo, seus sentimentos e o que pensa da vida. Dessa maneira, as memórias de Brás Cubas nos permitirão ter acesso aos bastidores da sociedade carioca do século XIX.
Machado alia nesse romance profundidade e sutileza, expondo muitos problemas de nossa sociedade que existem até hoje. Daí o prazer da leitura e a importância de seu texto, pois atualiza, de forma irônica, os processos em que nosso país foi formado, suas contradições e os desmandos que ainda estão presentes.


No livro DOM CASMURRO o autor não deixa claro se Bentinho (um dos personagens) foi traído ou não pela sua esposa Capitu. A história é narrada em primeira pessoa, onde Bentinho nos conta o que ele presencia, portanto nos permitindo conhecer apenas um lado da história.
Na juventude Bentinho era um menino apaixonado e inocente, que fazia de tudo pelo seu amor com Capitu, mas ao passar de alguns anos foi desenvolvendo um ciúme, uma desconfiança e acabou se tornando um homem amargurado.Por um momento até passou pela sua cabeça matar seu filho e a esposa, mas não fez nenhuma das coisas.
***************************************************

Idindicação da Prof. Paula Todesco

Livro de um educador, com 250 páginas de depoimento reflexivo de um professor, um mestre. A resenha deste instigante livro poderia ser reduzida a esse enunciado simples, direto e também instigador porque estaria carregado de hipóteses, perguntas, dúvidas sobre 'quem é esse mestre que escreve sobre a condição de ser mestre' nestes tempos? De que lugar ele propõe suas reflexões? Quais seriam suas filiações teóricas, ideológicas, filosóficas? Pois bem, vamos tentar elucidar parte dessas perguntas a partir de uma apreciação que fazemos da leitura de seu mais recente livro e por termos o privilégio de partilharmos com Miguel parte de algumas de suas experiências no campo da educação, muito especialmente nos vínculos com educadores que apostam na 'escola possível' como equipamento público para e com as classes populares.
Miguel, acolhido no Brasil, vindo de suas terras de além mar, de sua querida Espanha, nos brinda com um denso, provocativo e dialógico livro no qual podemos encontrar um pensamento fundado em uma larga experiência de vida no campo da educação, em diferentes, criativas e fortes inserções.
No último capitulo do livro, Arroyo dedica para Paulo Freire, chamando-o de 'mestre de nosso ofício'. Destacamos aquilo que Miguel tem nos oferecido ao longo de seus anos que é seu questionamento da centralidade da escola como espaço de produção do conhecimento. O que Freire contribui nesse argumento Miguel lembra que o 'mestre' não produzia propaganda enganosa de um discurso salvífico através da escola e do professor. Para tanto poderemos encontrar neste livro o enfoque nos aprendizados que nós temos, como educadores, a partir de nossas interações com alunos, crianças, jovens, adolescentes e adultos a partir de suas próprias condições de existência. Além de mostrar o limite da ação da escola em alterar as condições sociais, Miguel retira a perspectiva elitista de fazer da escola o caminho garantidor da melhoria da qualidade de vida, pelo emprego, pela mobilidade social.
Miguel Arroyo
Profesor da Faculdade de Educação da UFMG. Foi secreatario de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando a elaboração e implantação da Escola Plural. Organizador de Da Escola carente á escola possivel , é autor de Educação e Exclusão da Cidadania e de muitos otros trabalhos.

***************************************************

Idindicação da Prof. Bete

Freire introduz Professora sim, tia não procurando, através do enunciado, exigir um primeiro empenho à compreensão e entendimento não apenas do significado de cada uma das palavras que compõem o próprio enunciado, mas também sobre "o que elas ganham e perdem, individualmente, enquanto inseridas numa trama de relações" (p. 9).
O texto, "embora simples", tem a intenção de mostrar a tarefa do ensinante que é também a de ser aprendiz, sendo preciso para isso ousar, o aprender a ousar, para dizer não à burocratização da mente a que nos expomos no dia-a-dia. Segundo Freire, é preciso ousadia ao próprio fato de se fazer professor, educador, que se vê responsável profissionalmente pela formação permanente. Nesse sentido, não se quer desmoralizar ou desvalorizar a figura da tia, mas questionar a desvalorização profissional, que vem acontecendo há décadas, de transformar a professora num parente postiço.
Enfim, nessa obra, Paulo Freire vem a enfatizar a importância de que professores se conscientizem e se desvencilhem da ideologia que manhosamente quer distorcer sua tarefa profissional. Assim, esclarece, orienta e incentiva professoras e professores a assumirem o papel político-social que desempenham. Sendo a educação ato político, requer comprometimento tanto na luta política, quanto nas reivindicações do corpo docente e na formação de cidadãos realmente críticos e atuantes.

***************************************************

Idindicação do Prof. Haroldo O. Lima
Coleção: Coleção Biblioteca Técnico-Profissional
Idioma: Português (Brasil)
Subtítulo: Ao Alcance de Todos
Editora: Edições de Ouro, RJ
Ano:1968
Nº de páginas:174
Assuntos abordadosna obra:
Arte: Técnica de Desenho. Traços. Desenhos à Mão Livre. Linhas. Ângulos. Figuras planas. Sólidos geométricos. Vegetais. Paisagem. Animais. Figura humana.
Observações:
Inclui bibliografia e roteiro dos capítulos.
Livro com ilustrações

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sessão Pipoca...


Na nossa última aula (20/05) da prof. Bete vimos o filme "O Triunfo". Na verdade não tivemos tempo de assistir o filme todo, ficou o desfecho para a próxima aula que será amanhã (21/05). . Quem quiser alugar esse video vai encontra-lo nas locadoras POSSANI e JC VIDEOS , filme lançado em 2006 .

*Informações Técnicas
Título no Brasil: A História de Ron Clark / O Triunfo
Título Original: The Ron Clark Story / The Triumph
País de Origem: EUA / Canadá
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 95 minutos

*Sinopse
Matthew Perry é um jovem professor impaciente, porém talentoso, que deixa sua casa na zona rural da Carolina do Norte para se aventurar a dar aulas nas escolas de Nova York. Enquanto luta para manter seu otimismo ao se defrontar com um obstáculo após o outro, ele desistirá de tudo para retornar à sua casa com o rabo entre as pernas, ou realizará sua ambição e transformá o futuro de alguns dos mais difíceis e vulneráveis garotos da cidade?

Nº2 JORNAL DA FIC

Essa semana já está circulando a edição nº2 do "Jornal da FIC", informativo oficial das Faculdades Integradas de Cataguases. Pegue o seu exemplar na secretaria da faculdade.

Novas apostilas de Gestão

A Prof. Bete disponibilizou duas novas apostilas para a próxima aula que seria no dia 21/05 (sexta-feira), mas não foi possível começar a leitura, então ficou para a aula da próxima semana.
As apostilas já estão no xerox da faculdade e aqui no blog também.
APOSTILA 1: (completa)













APOSTILA 2: (completa)




segunda-feira, 17 de maio de 2010

Trabalho do Prof. Humberto


Para 2ªfeira, 24/05, fazer um texto dissertativo - argumentativo, focalizando o papel da TV na vida em família. Isso tem contribuído de modo positivo ou negativo?

Aniversário!!!!


Nossa colega Renatinha colheu mais uma flor no seu jardim. Parabéns amiga e muitos anos de vida!!!! Beijo de todas da turma!

Semana da Pedagogia 2010

Semana da Pedagogia - 01 e 02 de junho.
Tema: A infância e a adolescência na contemporalidade.
Palestrantes:
Eliane Medeiros Borges e Léa Stalschamidt Pinto Silva.
Professoras e pesquisadoras da UFJF.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Aniver...


Parabéns para nossa amiga Maria Cristina, muitas alegrias e muitos anos de vida!!!
Beijo de todas da turma!

Novas datas dosTrabalhos - Prof.Edleusa

Dia 11/05 -1º tema: OK

Métodos fônicos - Método da casinha feliz

Equipe: Mª Aparecida e Mª de Lourdes.

2º tema: Métodos fônicos - Método da abelhinha
Prof. Edleusa.

Dia 18/05 - 3º tema:

Métodos fônicos - A carta do ABC

Equipe: Mª Cristina, Filomena, Larissa e Fernanda.

4º tema:DebateCuidados a considerar na aplicação dos métodos fônicos
BA-BE-BI-BO-BU (silabação)
Equipe: Micheline, Poliana, Bruna, Fabiana e Débora.

Dia 25/05 -5º tema:
Métodos globais - Método dos contos
Equipe: Jussara, Wanderlea, Renata, Patrícia, Ísis, Thaís e Sabrina.

6º tema: Métodos globais - Método ideovisual de Decroly
Equipe: Daniele, Ana Maria e Andrea.

7º tema: Métodos globais - Método natural Freinet
Equipe: Carine, Leiz e Hilmara.

Dia 08/06 - 8º tema:
Métodos globais - Métodologia de base linguistica ou psicolinguistica
Equipe: Aline, Carla e Maria.

9º tema: Métodos globais - Etapas de uma unidade
Prof. Edleusa.

10º tema: Métodos globais - Alfabetização a partir da palavra chave
Prof. Edleusa.

Dia 15/06 - 11º tema:
Métodos globais - O método natural
Equipe: Luciana, Fernanda Fernandes e Auanna.

12º tema: Métodos globais - Síntese dos passos de aplicação
Prof. Edleusa.

13º tema: Métodos globais - O método Paulo Freire
Equipe: Mª Solange, Mª Rita, Mª de Fátima e Shirley.

Trabalho da PROF. PAULA

*Apresentação de aulas ministradas: 20 pontos.

dia 06/05 - equipes
*Daniele e Shirley OK

dia 10/05 - equipes
*Maria e Andréa OK
*Jussara e Patrícia OK

Próximas apresentações:
dia 13/05 - equipe
* Fernanda Soares e Larissa ( Português - 4ºano)

dia 17/05 - equipes
*Leiz e Carine ( História/Geografia - 2ºano)
*Luciana e Fernanda Fernandes ( Português - 2ºano)

dia 20/05 - equipe
*Micheline, Poliana e Bruna ( Ciências - 4ºano)

dia 24/05 - equipes
*Débora e Sabrina ( Ciências - 5ºano)
*Fabana e Renata ( Ciências - 2ºano)

dia 27/05 - equipe
*Fatinha e MªSolange ( Geografia - 3ºano)

dia 07/06 - equipes
*Hilmara e Auanna ( Português - 5ºano)
*Ísis e Thaís ( Matemática - 3ºano)

dia 10/06 - equipe
*Filomena e MªCristina (Geografia - 4ºano)

dia 14/06 - equipes
*Lourdinha e MªAparecida ( Matem. - 5º ano ou Ciências - 3º ano)
*Wanderlea e MªRita ( Matemática - 2º ano)

dia 17/06 - equipe
*Aline, Carla e Ana Maria ( Geografia - 5ºano ou Matem. - 4ºano)

*Estruturação do plano de aula : 05 pontos
Sua avaliação coerente do plano de aula ministrado lhe valerá: 20 pontos
(obs: É obrigatório ter, no mínimo, 10 avaliações, ou seja, 10 aulas avaliadas pela aluna.)

Metodologia de Alfabetização e Letramento


Na aula de hoje e prof. Edleusa comentou sobre o livro "O aniversário do Seu Alfabeto". Procurando pela net eu achei um blog que tem o download do Livro com suplemento de atividades.

A prof. Edleusa também falou do boneco Sr. Alfabeto que poderia ser usado em um projeto com as crianças ao trabalhar com esse livro. Pesquisei e achei fotos, olha que graça:
Foi citado também uma cartilha brasileira, dos anos 50, que alfabetizou boa parte da 3ª idade. Trata-se de Lalau, Lili e o Lobo, de José Grisi, cuja capa pesquei na internet. O livrinho, de 1955, teve 67 edições.
GRISI, Rafael. Lalau, Lili e o Lôbo: pré-livro e livro do principiante. 40. ed. São Paulo : Editora do Brasil, 1955.

Oficina Os pingos de Mary de Eliardo França


As alunas do 1º e 3º período de Pedagogia participaram no dia 04/05 de uma interessante oficina Pedagógica sobre o livro "Os Pingos de Mary" de Eliardo França, ministrada pela professora Edleuza.
Confira algumas fotos:

Livros apartir de 5,00 reias!!!!


Amigas, vim falar da Livraria Cultura que está localizada na Avenida Astolfo Dutra, nº25, loja 5, em frente ao Hotel Beville. Foi idealizada pela professora Michele Gouveia e a advogada Muriel Gouvea ambas amantes da leitura e primas. Hoje eu fui a livraria e a Muriel me deu uma ótima notícia. A Livraria vai participar do LIQUIDA KTÁ que começa amanhã, dia 12/05 na praça Rui Barbosa, e terá livros apartir de 5,00 reais. E me antecipei e já comprei dois livros de contos e um infântil.
Lá encontrei o livro Letramento e Alfabetização da escritora Leda Verrdiani Tfouni e uma variedade de títulos entre didáticos, culinária,espiritualistas, psicologia, literatura, suspense, auto-ajuda, que atende a todas as idades além de jogos diversos, globo, mapas, etc.
Os livros que não tenham no estoque da livraria podem ser encomendados e também faz consórcio. Eu já estou participando!!!!
Convido aos leitores cataguasenses que visitem a Livraria Cultura, estimulem nosso comércio além de terem uma conversa agradável com as simpáticas proprietárias.
Beijos meninas...