terça-feira, 22 de junho de 2010

Hospitalizada ....



Meninas, hoje aconteceu uma coisa muito grave.
Nossa amiga Ísis Carolina sofreu um acidente de moto; ela foi atropelada por uma combi no cruzamento da "Guabi", por volta das 11h. Felizmente foi rapidamente atendida pelo socorro e está no Hospital de Cataguases, quarto 1009, as visitas são de 8h até as 20h. Ela quebrou o tornozelo direito, a operação está prevista para 5ªfeira, dia 24/06.

*********************************************************
TEMOS QUE "BENZER" NOSSAS MOTOCICLISTAS!!!

Nossa colega Débora também sofreu um acidente de moto no último sabado (26/06), não quebrou nada ( além da moto) mas ralou do pé até no ombro. Amigas das motinhas, alerta no transito, heim!!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Teatro de Rua

II Festival de Teatro de Rua de Cataguases inicia suas atividades com os estudantes da cidade.

De 25/06 a 04/07 no Teatro Arena da Praça Simão José Silva, às 19 horas.

Programação(clique na imagem para ampliar):

Visitem o blog:
http://festivaldeteatroderua.blogspot.com/

Blog da amiga "arteira"...

Meninas, acessem o Blog da nossa amiga Fabiana Kika, é uma graça .
O link é esse: http://bianamg.blogspot.com
Nele ela relata sua aulas de artes e novidades da oficina de EVA da APAE.
Imperdível!!!!

sábado, 19 de junho de 2010

Aniversário!!!


Nessa semana nossa colega Filomena colheu mais uma flor no seu jardim. Na semana passada foi aniver da Patricia que fez a festa do Brega. Parabéns amigas e muitos anos de vida!!!! Beijo de todas da turma!

INTERCULT


No último dia 16/06, fomos presenteados no intervalo das FIC com o INTERCULT – Intervalo cultural, embalados ao som de Lulu Santos, Legião Urbana... nas vozes de nossa querida amiga Hilmara e do prof. Dinário (que estava particularmente inspirado!). Foi excelente, parabéns!!!!






Sessão Pipoca...


Essa semana a prof. Bete passou para a nossa turma o filme "A onda". Quem quiser alugar esse video vai encontra-lo nas locadoras POSSANI e JC VIDEOS , filme lançado em 2008 .
Assista o trailer do filme "A Onda":

Dirigido por Denis Gansel, "A Onda" traz a seguinte trama: Rainer Wegner, professor, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de "A Onda". Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e "A Onda" já saiu de seu controle. O filme é baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.A guisa de preâmbulo, leia o discurso final, proferido pelo professor Ross: “Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos. O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete. Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho”.

A Onda nos abre caminhos para discutir o papel do professor na sala de aula e sua capacidade de formar opinião e abrir mentes. Neste filme, as coisas infelizmente ganham um rumo inesperado. O realismo encontrado neste filme ficou por conta do contexto da crise econômica no sistema capitalista, que tem levado as principais potências imperialistas à recessão, punindo os trabalhadores com demissões e com o aumento da repressão política. Apresentando-se como um cenário fecundo para surgimento das intituladas “alternativas de poder”, A Onda ainda aborda o contexto de uma juventude descrente num futuro diferenciado, onde há falta de um ideal por que lutar, sendo assim, a entrega dos mesmos ao álcool e outras drogas.

"A onda" também foi indicado pela revista GESTÃO ESCOLAR - Junho/Julho 2010.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Fotos: Semana da Pedagogia 2010

Confira as fotos da Semana Pedagógica das Faculdades Integradas de Cataguases realizada nos dias 01 e 02 de junho , com o tema “A Infância e a Adolescência na Contemporaneidade”.
O evento aconteceu no Instituto Francisca de Souza Peixoto.

Apresentação do grupo ENCANTARTE:
Fabrica do Futuro.


Prof. e Dra. Eliane Medeiros Borges.


Alunas do 3ºp.Pedagogia com a Coordenadora
do curso, prof. Bete.
Prof. de Artes Haroldo e a aluna do 3ºp.Pedagogia
Luciana Gomes na mostra de trabalhos da turma.

A alunas Leiz perto de usa obra.
Participação da LIVRARIA CULTURA.

Prova do Prof.Humberto

A prova do professor Humberto
foi adiada para o dia 28/06!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Seminário do Estágio Prof. Érica


Meninas, nosso seminário será dia 18/06.
A turma será separadas em equipes de acordo com as creches estagiadas.

*C.Esperança:
Fabiana, Mª Solange, Bruna, Patrícia, Mª Cristina e Larissa, Fernanda F. e Shirley.

*C. SOS:
Wanderlea, Fatima, Lourdes, Cida, Hilmara, Michelie e Filomena, Luciana e Thaís.

*C. CMG:
Andréa, Ana Maria, Daniele, Mª de Souza e Fernanda S. e Aline.

*C. Ana Nery:
Sabrina, Poliana e Carla, Renata, Mª Rita, Ísis e Débora.

*C. em Leopoldina:
Carina, Auanna e Leiz.

Temas abordado por todas as equipes:
*Espaço

*Profissionais (entrevista)

*Rotina ( atividades)

*Proposta e reflexões.

Quem não fez o estágio deverá procurar os menores grupos para garantir a contagem de horas para o seminário.

Para quem ainda não entregou o MEMORIAL para correção, a prof. Érica pediu que fossem entregues até o dia do seminário.

No dia 25/06 será o último dia para a prof. Érica assinar a pasta de estágio!!!!

***Veja as fotos:


Livro da Prof. Bete


Meninas, já está no email da turma, pedagogiaficcat@yahoo.com.br, o livro
indicado pela prof.Bete para ser usado em uma atividade valendo nota na próxima aula. Os textos estão em PDF, divididos em 6 arquivos( introdução, 1ºcap. parte1, 1º cap. parte 2, 2º cap., 3º cap. parte 1 e 3º cap. parte 2). Para o trabalho será utilizado apenas o 1º capítulo, mas quem tiver a oportunidade de imprimir o livro completo, vale a pena.