quarta-feira, 28 de julho de 2010

Wallpaper 4º P.Pedagogia


****clique para ampliar a imagem****

Cabuloso cabular....

Como a nossa faculdade voltou as atividades dia 26/07, sendo que todas as outras faculdades e escolas da cidade são retornarão dia 02/08, hoje a faculdade estava deserta!!!
E pra quem não foi... não perdeu nada (rsrsrrs).

Psicologia do Desenvolvimento II

Ontem tivemos aula com a Prof. Mª Cecília, falou um pouco sobre PDII.
Ela prometeu nos passar um quadro do desenvolvimento humano completo e o cronograma com a ementa da disciplina.

Nesse módulo da PDII vamos estudar:
*O que é aprendizagem?
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento de modo que seu aprendizado facilite sua sobrevivencia.
*Problemas de aprendizagem.
Uma criança com problemas de aprendizagem, pode ter um nível normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse problema não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem conseguir.
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
Os pais devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções.
- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer.
- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.
- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.
- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”.
- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
E enquanto não se corrigirem as causas por detrás da dislexia, da hiperactividade, das desordens de atenção, dos problemas de aprendizagem, do autismo, etc. estes problemas não serão convenientemente resolvidos.
*Disturbios de desenvolvimento.
mais informaçãoes no site: http://disturbiosdodesenvolvimento.yolasite.com/textos.php

terça-feira, 27 de julho de 2010

♥Momentos Pedagogia 2009/2012♥



PFD IV- Prof. Bete


A Prof. Bete na sua 1ª aula de PFD IV (Prática de Formação Docente IV) que foi ontem, disse o que vamos trabalhar nesse período com:
- Confecção de um portifólio,
- Enfatizar Projetos.

*O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como uma colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflecte também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua.

*Como são os projetos?
A partir dos temas geradores: Definimos a importância dos mesmos, seus objetivos, e auxiliamos com inúmeras idéias para análise e reflexão do professor, facilitando, assim, a prática diária.
" É fundamental repensar sempre a prática pedagógica diária, não deixando ser esquecida a cultura, resgatando-a sempre".

fonte: www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net
*Lembramos que os materiais PPD (Projetos Pedagógicos Dinâmicos) não foram elaborados com intuito de fazer chegar às mãos dos professores "receitas mágicas" mas sim exemplos, modelos, dicas, idéias para que o professor refletindo sobre sua prática diária possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso e significativo para os alunos
*Todos os projetos contém:
· Sugestões de Atividades Práticas, Interativas, Dinâmicas em sala de aula.
· Sugestões de Jogos e Brincadeiras.
· Sugestões de Atividades Sistematizadas interessantes trabalhando percepção visual, conceitos matemáticos, coordenação motora, raciocínio lógico etc.(quando solicitado)
· Sugestões de Trabalhos artísticos e manuais para serem realizados pelos alunos com a orientação do professor.
· Sugestões de cartazes, murais, máscaras e afins para facilitar o trabalho do professor ou para serem confeccionados juntamente com as crianças.
· Inúmeras sugestões musicais.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um presente...

Com carinho, para nossas amigas do 4º Período de Pedagogia...
"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar;
não apenas planejar, mas também acreditar.
Ser convicto de acertos,De erros.
Ser construtor de seres,De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois 'o valor da sabedoria é melhor que o de rubis'.
É...
Esse é o valor de ser educador."




Cinema na FIC

Tela Viva 2010

O Tela Viva Cultura e Cidadania é um programa de democratização cultural do Instituto Votorantim em parceria com a Fábrica do Futuro. O projeto prevê a exibição de filmes nacionais em bairros e distritos rurais de seis cidades de nossa região - Cataguases, Itamarati de Minas, Descoberto, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Muriaé - favorecendo o acesso dessas comunidades à produção audiovisual brasileira.

Uma unidade móvel, equipada com sofisticada aparelhagem de cinema e TV, promove sessões de cinema em praças e outros espaços públicos. De junho a novembro de 2009 o projeto realizou 32 ações.Em 2010, o Tela Viva ganha uma nova dimensão ao envolver alunos e professores da rede pública municipal e estadual de ensino. Associando o cinema nacional à educação, o projeto oferece um recurso de aprendizagem extra-curricular com uma programação organizada por temas sugeridos pelos professores, como meio ambiente, cidadania, direitos humanos, Copa do Mundo, cultura afro-brasileira, cultura indígena, etc.Ao todo serão 56 exibições no período de março a novembro.

O projeto prevê também a realização de mini-metragens com o registro de manifestações culturais, histórias de vida e depoimentos de moradores, de maneira a valorizar a identidade cultural de cada localidade.O projeto Tela Viva é parte do programa de Democratização Cultural do Instituto Votorantim e tem o patrocínio da CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, Votorantim Metais e Instituto Votorantim por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A organização e realização da proposta é do Instituto Fábrica do Futuro, de Cataguases.

PRÓXIMA SESSÃO
LOCAL: FIC
DIA: 09/08/2010 - 19:30 hs

1º dia depois das férias....

Olá meninas da Pedagogia, sejam bem vindas ao núcleo estudantil novamente...rsrsrs

Bem, hoje tivemos aula com o Professor de Ed. Ambiental, Dinário Dutra, que falou um pouco sobre a disciplina. Comentou que faremos um passeio à CBA ( uhuuuu!!!) e disse que para a próxima aula já tem apostila nova!!!!

Ele comentou sobre o livro "Primavera Silenciosa" da autora Rachel Carson, Biologa que defendia o nao uso do DDT, Biologa que defendia o meio ambiente e tudo que podesse prejudicar o mesmo.
A maior contribuição de A Primavera Silenciosa foi a conscientização pública de que a natureza é vulnerável à intervenção humana. Poucas pessoas até então se preocupavam com problemas de conservação, a maior parte pouco se importava se algumas ou muitas espécies estavam sendo extintas. Mas o alerta de Rachel Carson era assustador demais para ser ignorado: a contaminação de alimentos, os riscos de câncer, de alteração genética, a morte de espécies inteiras... Pela primeira vez, a necessidade de regulamentar a produção industrial de modo a proteger o meio ambiente se tornou aceita.
***Novidade: Nossa sala agora é pertinho da secretaria, o xérox é de frente ao quiosque e terça-feira o 1º horário é vago!!!
Depois tivemos aula da Bete, e fomos liberados às 20:30h.

Esse é o nosso novo horário (no momento...)





domingo, 25 de julho de 2010

Concurso UERJ


A UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro abriu inscrições para concurso com 22 vagas para pedagogos, bibliotecários e técnicos de laboratório.As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de julho, a taxa é de R$ 80,00 para bibliotecários.O salário base é de R$ 2.550,53. A prova será realizada no dia 22 de agosto. Os bibliotecários farão prova de português, conhecimentos específicos e inglês.
O CePUERJ - Centro de Produção da UERJ está realizando as inscrições.

Desconto nos livros


A Livraria Saraiva está com promoção de livros.Livros com até 90% de desconto. Vale a pena conferir!Aproveite essas promoções para estabelecer uma meta pessoal: dar pelo menos 1 livro de presente por mês, ou fazer doação de livros para uma biblioteca comunitária.

Acesse: www.saraiva.com.br

Estamos voltando...



Salve salve meninas do curso de Pedagogia e leitores desse blog, como foram suas férias?
Nossas aulas retornam amanhã, dia 26 de julho e o blog vai estar cheio de novidades...
Estamos de volta e na ativa para novas postagens, ok?
********************************************************

♥Despedida na Pizzaria:
No dia 15/07 algumas das meninas de nossa turma conseguiram se reunir na Pizzaria MIX para uma despedia de nossas amigas Bruna e Poliana que sairam do curso. Veja as fotos:



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Férias...


Bom descanso meninas, até o próximo período...

Sessão Pipoca...

filme “Escritores da Liberdade”

No última sexta-feira, dia 25/06, a prof. Bete passou o filme Escritore da Libredade. Ótimo filme e é baseado na história real de Erin (interpretada por Hilary Swank), uma professora novata interessada em lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes resistentes ao ensino convencional; alguns estão ali cumprindo pena judicial, e todos são reféns das gangues avessas ao convívio pacífico com os diferentes.

Há muitos filmes americanos sobre escola, mas não como "Escritores da Liberdade". (Freedom Writers, EUA, 2007). Porque é o único filme dessa categoria que incentiva os alunos a lerem literatura, ponto de partida para testar a vocação de cada um para escrever dede um diário sobre o cotidiano trágico de suas vidas até uma poesia hip hop ou um livro de ficção. O valor desse filme também está na ousadia da linguagem cinematográfica mostrando os problemas psico-sócio-culturais que atingem a escola contemporânea; também porque ele dá visibilidade à diversidade dos grupos, com seu rígido código de honra, cada um no seu território, o narcisismo da recusa e da intolerância para com “os outros”, o boicote às aulas, a prontidão para aumentar os índices de violência entre os jovens e transformar a escola no seu avesso, isto é, uma comunidade bem próxima da barbárie, o que de fato vai acontecer em 1992, em Los Angeles, EUA.

Nós, professores e professoras, devemos assistir ao filme “Escritores da Liberdade” por várias razões: para que possamos inovar o ato de ensinar adequado à realidade cultural dos alunos; para que, além de ensinar, também possamos adotar uma atitude de pesquisa-ação com os grupos que se formam em sala de aula e na escola, quase sempre atraídos pela semelhança formando grupos narcísicos, cujo sintoma visível é a intolerância para com os demais; para que aprendamos a acolher e contextualizar as situações de vida dos alunos com as de outras vidas relatadas pela história da humanidade – que, através de um diário ou redação qualquer eles aprendam a significar suas histórias com outras histórias; para que os professores do nosso Brasil se empenhem mais-e-mais em ler literatura, porque só podemos cobrar dos alunos esse hábito se nós também nos habituamos a ler, isto é, se ler e compreender já fazem parte de nossa virtude pessoal. (aquele que lê e compreende tem maior probabilidade de escrever suas próprias narrativas); para que os professores façam autocrítica sobre o quantum de paixão (ou libido) têm pelo trabalho com os alunos não deve necessariamente implicar a sua desatenção (ou desapaixonamento) para com os seus próximos: marido, esposa, filhos, etc.
Vale a pena conferir!!!

Avisos...

***Renovação de matrícula...
Para quem ainda não pegou, a boleta está na tesouraria da faculdade !!!

*** Pasta de Estágio...
Quem quiser entregar ainda, o último dia para a entrega é amanhã ( sexta dia 02/07), mas quem preferir pode entregar na 1ª semana de Agosto.
***Nossa rifa...
Os talões da rifa devem chegar na semana que vem, cada aluna que se comprometeu vai vender 40 bilhetes no valor de 1,00 real cada. O sorteio será no final de Agosto.

***Aniversário...
A nossa colega Fabiana faz aniversário este mês, parabéns!!!

Festinha surpresa...


Como nossa amiga está de repouso, nós fomos a casa dela para uma festinha surpresa...