terça-feira, 26 de outubro de 2010

5000 acessos


Que felicidade!!!! Obrigada a todos!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Auto-conceito

Meninas, mandem suas apresentações de trabalhos para o email da turma ( quem quiser é claro!) que a gente vai disponibilizar a apresentação aqui no blog, ok.
Trabalho sobre: A construção do auto conceito na educação da criança
3º período de Pedagogia.
Alunas: Bruna, Débora, Fabiana, Poliana, Renata e Micheline.

Cine Edgard à venda?!


Essa história está mexendo com nossa cidade...
Veja o video do manifesto!

Avaliação Institucional (Simulado)



Atenção, alunos!

No dia 03 de novembro será realizada a Avaliação Institucional (Simulado) das

Faculdades Integradas de Cataguases.

A nota do simulado é uma das modalidades de avaliação da

Instituição e compõe o total de pontos a ser obtido no semestre,

portanto, participe!

Kit de Livros Infantis Grátis


Todos nós sabemos como o hábito da leitura é importante para o desenvolvimento dos indivíduos. Um individuo que possui a capacidade de leitura consegue desenvolver o pensamento criativo e crítico perante a sociedade. E é na infância que esse hábito deve ser adquirido.
Existem diversos projetos de incentivo a leitura desde a infância, e temos percebido o crescimento do número de bibliotecas infantis.
Esse incentivo aumentou em maio, quando a lei que trata da implantação de bibliotecas em todas as escolas brasileiras foi aprovada (Bibliotecas com Bibliotecários!).
Um desses projetos de incentivo a leitura infantil está sendo realizado pelo Banco Itaú com o seu projeto "Ler Faz Crescer".
Esse projeto está distribuindo kit com livros infantis para os que se cadastrarem no site: http://www.lerfazcrescer.com.br/#/kit
Participe! Eu já fiz o meu cadastro!!!!
"Histórias podem mudas a história de muitas crianças".

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Anísio Teixeira


A Professora Edleusa passou um video sobre a vida de Anísio Teixeira na aula de ontem e hoje faremos um trabalho referente ao video.
Para quem não foi a aula aqui está os links do filme ( dividido em 5 partes):

* parte 1 de 5:

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visita à UFJF


No dia 08/11 a Prof. Bete está programando uma visita à Universidade Federal de Juiz de Fora para conversarmos dom a Prof. Suzana e conhecermos o laboratório pedagógico.
Esse encontro está agendado para as 15h em JF.
Mais informações procurar a Prof. Bete.

Site da UFJF: http://www.ufjf.br/

Passeio no Horto


Visita à Estação Ecológica Água Limpa (Horto Florestal)
com o Professor Dinário
Dia 23/10
Horário: 14h
"Nos encontraremos lá !"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Coleção de Músicas Infantis Cantalelê


Meninas, a prof. Edleusa deixou com a nossa representante de turma, Kika, o Cd "Coleção de Músicas Infantis Cantalelê" pra quem quiser uma cópia. É só entregar um Cd virgem com seu nome escrito que a Kika faz a cópia, ok.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre Cataguases


Depois da aula apresentada por nossa amiga Mª Cristina sobre o Modernismo em Cataguases, na aula da Prof. Bete, ficamos todas maravilhadas com nossa cidade. Vale apena ver o video sobre Cataguases novamente.

RECADO:



A Prof. Paula Todesco avisa que o seminário foi adiado para a próxima semana, começando no dia 22/10.
******************************
Essa semana já está circulando a edição nº5 do "Jornal da FIC", informativo oficial das Faculdades Integradas de Cataguases. Pegue o seu exemplar na secretaria da faculdade.

Direto da biblioteca...


Na aula de hoje com a prof. Edleusa foi falado sobre os livros de Mary França e Eliardo França. Nossa prof. leu o livro O REI DE QUASE-TUDO, o qual é seu favorito.

A obra aborda o atualíssimo tema do desejo de ter, característico da sociedade de consumo deste final de século. Em detrimento do desejo deser, o homem de hoje deseja apenas possuir bens materiais, sempre acumulando riquezas e apoderando-se de todas as novidades que o mercado lhe oferece. E assim simula uma aparência: parece ser feliz.

Através de um texto breve, numa linguagem despida de artifícios, o autor traz à cena a personagem que encerra o insaciável desejo de posse: o Rei de Quase-Tudo. As seis primeiras ilustrações, em perfeito diálogo com o texto verbal, sinalizam para a acumulação de posses do rei: em cores vivas, representam a exuberância dos bens que vão sendo adquiridos. Já a sétima ilustração introduz o tom monótono e sombrio que permeia a vida de quem já tem quase tudo. E finalmente a oitava ilustração e a nona retomam os tons exuberantes e apontam para a plenitude daquele que, feliz e em paz, já agora sabe que não é preciso ter tudo. Ao reconhecer que, em liberdade, cada coisa pode ser em plenitude e, assim, estender sua plenitude a todos, "o Rei viu que não era mais o Rei de Quase-Tudo. Ele agora tinha tudo."

No que diz respeito à recente produção de literatura para a infância, O rei de Quase-tudo(1974) alinha-se entre obras como as produzidas por Angela Lago, Ziraldo e Eva Furnari, entre outros. Pode ser também comparada a outras obras de literatura infantil brasileira cujo tema é a desmitificação do poder, como O reizinho mandão, de Ruth Rocha, e Era uma vez um tirano, de Ana Maria Machado, entre outros.

As ilustrações são despojadas de artifícios e tal simplicidade permite que a cena por elas proposta seja de imediato compreendida pelo leitor. Ao acionarem a fantasia infantil, as ilustrações - que acompanham o ritmo ágil do texto - constituem um insinuante convite à criança, levando-a a buscar soluções para os problemas que a acompanham no seu dia-a-dia.

Mary e Eliardo França
Mary e Eliardo França formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil, sobretudo pela autoria da Coleção Gato e Rato, dedicada especialmente à criança que está sendo alfabetizada. Mary França estreou na literatura infantil em 1973, com o livroO menino que voa. Em 1978, já em parceria com Eliardo, publicou os primeiros livros da Coleção Gato e Rato, cujo texto vivo e lúdico e as belíssimas ilustrações já encantaram milhares de crianças brasileiras e estrangeiras.

visite: http://www.eliardo.com.br/

*As crianças do maternal se divertem com as histórias de Mary França e Eliardo França

http://maryfrancacicdamas.blogspot.com/

Dia do professor

15 de outubro - Parabéns Professor!!!!
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.

***Homenagem aos Professores***

Sessão Pipoca...

Hoje a prof. Bete passou o filme O CLUBE DO IMPERADOR

Ficha Técnica

O Clube do Imperador

(The Emperor’s Club)

País/Ano de produção: EUA, 2002

Duração/Gênero: 109 min., Drama

Direção de Michael Hoffman

Roteiro de Ethan Canin e Neil Tolkin

Elenco: Kevin Kline, Emily Hirsch, Embeth Davidtz, Rob Morrow, Edward Herrmann,

Harris Yulin, Paul Dano, Rishi Mehta, Jesse Eisenberg, Gabriel Millman.

William Hundert (Kevin Kline) é um conceituado professor de história da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) verdadeiramente apaixonado por seu trabalho. Além disso, Hundert é um dos baluartes da tradicional escola onde dá suas aulas. Respeitado pelo diretor e pelos alunos, todos os anos esse professor organiza uma competição cultural que se tornou clássica no colégio, o “Clube do Imperador”.

Em sua nova turma de estudantes o professor Hundert começa desde o princípio a estimular o gosto pelo estudo dos grandes acontecimentos relacionados aos generais e imperadores romanos e aos filósofos e artistas gregos. É capaz de gastar uma aula inteira se dedicando a explicitar pensamentos e campanhas militares para os jovens estudantes.

Seus novos estudantes são muito promissores o que o anima ainda mais a realizar um trabalho de qualidade. Entre eles há, inclusive, o filho de um dos vencedores de uma das edições passadas do “Clube do Imperador”. Depois de alguns dias de aula transcorridos, sua aula é interrompida para a chegada de um novo estudante, Sedgewick Bell (Emile Hirsch), arrogante e prepotente filho de um senador.

Confrontado algumas vezes pelo garoto, Hundert resolve contar com o apoio do pai do garoto para conseguir fazer com que ele se aplique mais nos estudos e valorize a educação a que está tendo acesso. De seu empenho surge a primeira grande oportunidade de valorizar Sedgewick e dar-lhe o necessário estímulo para um maior interesse na escola ao ter em suas mãos a chance de classificá-lo para as finais do “Clube do Imperador”.

Será possível aos professores através de suas atitudes modificar o futuro de seus alunos? Até que ponto o convívio diário com os professores pode influenciar o caráter e as atitudes dos estudantes? O individualismo e a busca da vitória a qualquer preço são ensinamentos que devem continuar fazendo parte das lições trabalhadas na escola? Até que ponto os professores devem continuar acreditando e investindo na recuperação de seus alunos (seja na formação ética ou na acadêmica)? Será que o idealismo muitas vezes não chega a cegar os professores em seus julgamentos e procedimentos em relação a seus estudantes?

Todas essas questões estão, de certa forma, presentes no filme “Clube do Imperador”, isso já o qualifica a ser visto por educadores e seus pupilos, pelos pais e por todas as pessoas interessadas em melhorar a educação. Assistam!

Mensagem aos professores:

Jamais deixem de sonhar! Mais do que isso, invistam em seus sonhos, façam com que eles se tornem realidade. Apliquem seu tempo, utilizem seus conhecimentos, pesquisem quando necessário e permitam que todo o seu esforço e experiência se transformem em projetos que revertam em favor da educação, da escola onde trabalham, da comunidade a qual servem e, principalmente de seus alunos.

Tá habilitada!!!


Michê!!!!! Parabéns....
Nossa amiga Micheline é a mais nova habilitada da turma...

Casa da Nanzita



No dia 08/10 nossa turma foi visitar a casa da saudosa artista plástica Nanzita, na companhia dos professores Haroldo, Bete e Edleusa.
Conhecemos o Memorial Nanzita
que ocupa parte das
dependências da residência-ateliê da
pintora cataguasense, que morreu há
pouco mais de dois anos. O Memorial
é uma iniciativa do marchand e viúvo
de Nanzita, Cairu Teles Nunes.
Segundo ele, “será um espaço de
exposição permanente da obra de
Nanzita, voltado para a visitação
pública, certamente de escolas, de
estudantes, uma referência para a
pesquisa e apreciadores das artes”. As
obras não estarão à venda. Para
melhor conhecer vida e obra de
Nanzita, o visitante terá à disposição
uma lan house para acesso à internet e
recursos multimídia, biblioteca
temática de escritores cataguasenses,
e música em ambiente climatizado.
Nesse sentido, também já está no ar o
site www.eternanzita.com.br como
parte desse projeto de divulgação.





ACESSE: www.eternanzita.com.br

10 anos Café com Pão...



sábado, 2 de outubro de 2010

Aniversário...

Amanhã será o aniver da nossa amiga Maria Rita, mas infelizmente ela parou o curso neste período.
Nossa amizade ficará guardada no coração! Parabéns Ritinha!!!!!!!!!!!!! Brincadeirinha...
(Ps.: não chamem ela de "Ritinha" porque ela odeia!!!)