sábado, 21 de maio de 2011

Casamento de Ísis e Pablo

"Para que todos vejam, saibam, considerem, e juntamente entendam, que a mão do Senhor fez isso" ( Isaías 41:20)

Hoje é o casamento da nossa amiga Ìsis Caroline com seu amado Pablo.
Será realizado às 19hs, na Congregação da Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira, na rua Sizenando Dutra de Siqueira, nº805 - Bairro Pampulha.

"Grande foram as lutas, maiores as vitórias, sempre, Deus esteve conosco, muitas vezes pensamos que este momento nunca chegaria. Queríamos recuar, ou para, no entando Deus esteve presente na alegria e na tristeza, fazendo da derrota uma vitória, da fraqueza uma força. Com a guia de Deus vencemos, não chegamos ao fim, mas no início de uma longa caminhada."

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROPOSTA CURRICULAR 1º e 5º ano - Prof. Magda Mazini

Coordenação Pedagógica
2010

1º Ano - Ensino Fundamental

ARTES VISUAIS

Os conteúdos da faixa etária anterior deverão ser aprofundados, ao mesmo tempo em que outros serão acrescentados em todos os eixos de trabalho na série inicial.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, etc.
- Apreciação de produções, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da língua plástica.
- Produção, exploração e registro de elementos dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
- Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns dos elementos da linguagem plástica.
- Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição, questionamentos e interpretação de imagens.

IDENTIDADE E AUTONOMIA

- Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações das pessoas com as quais convive.
- Iniciativa e autonomia para resolver problemas do cotidiano.
- Valorização e incorporação do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
- Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
- Participação em atividades que envolvam a existência de regras e o respeito ao outro.

MATEMÁTICA

- Utilização de quantificadores básicos (muito, pouco, nada, etc.).
- Comunicação de quantidades utilizando: oralidade, notação numérica, registros não-convencionais registros convencionais.
- Resolução de situações-problema relacionadas ao aumento, à redução e à divisão (distribuição) de quantidades.
- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
- Identificação e registro convencional dos números de 1 a 50.
- Experiências com dinheiro em brincadeiras e situações de interesse das crianças.
- Resolução de situações-problema envolvendo o sistema monetário.
-Introdução às noções de medida de comprimento, peso e volume pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais.
- Leitura e utilização de tabelas e gráficos.
- Utilização da contagem oral em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade (brincadeiras, situações do cotidiano, etc.).
- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
- Identificação da posição do número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
- Relação entre um número e a sua respectiva quantidade.
- Exploração de algumas regularidades e regras presentes na seqüência dos números naturais.
- Marcação do tempo por meio de calendários.

MOVIMENTO

- Percepção, identificação e expressão das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
- Utilização expressiva intencional do movimento como forma de comunicação, nas situações cotidianas ou em brincadeiras.
- Valorização de suas conquistas corporais e das do outro, identificando e respeitando as limitações de ambos.

MÚSICA

- Escuta de obras musicais de diferentes gêneros.
- Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.
- Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.
- Reconhecimento de elementos musicais básicos.

NATUREZA E SOCIEDADE

- Observação da paisagem local (construções, espaços urbanos).
- Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
- Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e preservação de acidentes e à sua conservação.
- Participação em atividades envolvendo a observação sobre força e movimento.
- Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
- Utilização, com a ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas, etc.
- Utilização da observação direta e com o uso de instrumentos, como binóculos, lupas, lunetas, etc., para obtenção de dados e informações.
- Registro das informações, utilizando diferentes linguagens: desenhos, textos, comunicação oral.
- Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema que está sendo trabalhado.
- Identificação e valorização do papel que desempenha nos grupos sociais onde interage.
- Reconhecimento da necessidade do outro para a ampliação de seus relacionamentos.
- Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza relacionados à astronomia (céu, Lua, planetas, etc.).
- Interpretação, expressão e representação de fatos, conceitos e processos do ambiente socionatural mediante diferentes códigos (cartográficos, técnicos, etc.).
- Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação do movimento, da luz e força.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

- Escuta e compreensão de textos lidos pelo professor.
- Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Reconhecimento de letras e palavras.
- Interpretação de textos com auxílio de imagens, desenhos e figuras.
- Reconhecimento do nome próprio e outros nomes.
- Reconhecimento das letras do alfabeto.
- Escrita do próprio nome e outros nomes.
- Escrita das letras do alfabeto.
- Escrita de palavras contextualizadas nos textos do material didático.
- Produção de textos individuais e coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
- Reconto de histórias com a aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
- Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como poemas e canções.
- Associação das letras a palavras de igual inicial, tendo imagens e outras palavras como referência.
- Identificação das letras do alfabeto em palavras, associando-as aos valores sonoros convencionais.
- Elaboração de perguntas e respostas que dêem conta de explicitar suas dúvidas, compreensão e curiosidade diante das diferentes situações com as quais contata.
- Participação em situações que envolvam a necessidade de argumentar suas idéias e pontos de vista e de questionar as idéias e pontos de vista do outro.
- Conhecimento, reprodução e criação de jogos verbais, como rimas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
- Produção de textos orais de diferentes gêneros, selecionando e utilizando recursos lingüísticos e discursivos em função dos objetivos da situação de interlocução e das características dos interlocutores.
- Valorização da linguagem oral, reconhecendo seu uso em diferentes funções.
- Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como poemas, informativos, receitas, curiosidades, bilhetes, listas, palavras cruzadas, convites, etc., explorando de forma contextualizada o sistema alfabético e as características de cada gênero textual.
- Observação, manuseio, e leitura hipotética de materiais impressos, como livros, revistas, gibis, etc., previamente apresentados ao grupo.
- Participação em debates relacionados ao tema, ao autor e ao gênero textual.
- Estabelecimento de relações entre o texto e outros textos e entre o texto e ilustrações ou fotos que o acompanham.
- Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita, apresentando hipóteses a respeito do sistema alfabético.
- Identificação e reconhecimento dos processos de formação de palavras e seus significados.
- Produção de textos individuais e/ou coletivos, no qual o professor-escriba organiza o texto que vai sendo construído oralmente pela turma.
- Produção de textos de acordo com as condições de produção: função da escrita, gênero do texto, objetivos na produção do texto e interlocutores visados.
- Valorização da linguagem escrita, reconhecendo o seu uso em diferentes funções.
- Respeito pela sua própria produção e pela produção alheia.

Introdução
A educação brasileira está delineada em diferentes documentos legais – Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Referenciais curriculares da Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais, que traçam princípios básicos da nossa fundamentação pedagógica.
Fundamentamos nossa proposta pedagógica nas concepções que acreditam na construção do conhecimento integrado e global, estabelecendo uma relação de interação entre professor e aluno.
Dentro desta concepção é preciso que o currículo desenvolvido esteja em permanente sintonia com o mundo, considerando a interdisciplinaridade como principio de desenvolvimento da aprendizagem significativa, com as mais variadas fontes de conhecimento.
O trabalho do professor é de fundamental importância para o desenvolvimento e implementação da prática pedagógica, onde aluno e professor devem ser considerados pesquisadores em interação.
Adotamos a metodologia de projetos de trabalho com embasamento de vários pesquisadores, como (Emilia Ferreiro, Freinet, Paulo Freire, Gardner, Piaget, Vygostsky, Wallon), pois compreendemos que a educação é um processo construtivo e permanente delineada por filosofias, linha de pensamento, valores que passaram a exigir da escola uma participação cada vez mais efetiva no processo ensino – aprendizagem.
Não há aprendizagem sem conteúdos. Propomos que os conteúdos sejam visto como meio para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam construir seu conhecimento.

Avaliação:

O aluno será avaliado ao longo do processo de construção do conhecimento, através de atividades diversificadas, avaliações escritas, as quais serão atribuídos num total de 100 pontos por bimestre, sendo no mínimo 3 testes escritos por disciplinas.

Recuperação:

Contínua e paralela durante o ano letivo, ao longo do processo ensino aprendizagem, no momento em que se constatarem as dificuldades e deficiências apresentadas pelo aluno.


Proposta Curricular Municipal - Matemática
2º ano – Ensino Fundamental


Objetivo Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

Conteúdos Específicos:
I - Espaço e forma
* Sólidos geométricos
*Forma dos objetos
*Localização dos objetos no espaço ( acima de /abaixo de / dentro/fora/horizontal/vertical/centro)
*Comparação de objetos do espaço físico e objetos geométricos(menor/maior/igual/inferior/superior/,etc)
*Linhas curvas e retas
*Observação, construção e comparação de figuras geométricas planificadas.
*Construção de figuras geométricas (triângulo/retângulo/quadrado/cone/cilindro/círculo)
*Observação e comparação das figuras (tangran)

II – Tratamento da informação
• Leitura e interpretação de informações contidas em materiais diversos(imagens, placas de ônibus, listas telefônicas, registros de identidade, bulas de remédio,etc)
• Coleta de dados
• Elaboração de listas
• Leitura , interpretação e construção de gráficos
• Leitura e interpretação e construção de tabelas
• Produção de textos coletivos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas

III – Números e operações
Sistema de numeração decimal
• Algarismos ( coleções/agrupamento e desagrupamento/seqüência numérica até 100 no mínimo
• Leitura e escrita dos numerais
• Representação dos números na reta numérica
• Pares e ímpares
• Antecessor e sucessor
• Ordem progressiva e regressiva
• Dúzia
• Números fracionários: inteiros e metade

Adição e Subtração
• Idéia da adição( juntar e acrescentar)
• Idéia da subtração( tirar, comparar e completar)
• Fatos básicos da adição e da subtração
• Algoritmo da adição e subtração
• Situação problema( Oral e escrito)
• Adição e subtração na reta numérica

Multiplicação e divisão
• Idéia da multiplicação: adição de parcelas iguais, proporção, raciocínio combinatório, dobro, triplo.
• Idéia da divisão: medir e repartir, metade.

IV – Grandezas e medidas
• Tamanho das coisas ( observar/ comparar/medir/estimativa)
• Medidas
• Comprimento (metro)
• Massa(quilo)
• Capacidade(litro)
• Tempo(hora/dia/semana/mês/bimestre/semestre/calendário)
• Valor real
• Situação problema envolvendo medidas

Proposta Curricular Municipal – Língua Portuguesa
2º ano Ensino Fundamental

Objetivo : Valorizar a leitura como fonte de informação, compreendendo textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações sociais, interpretando-os a fim de melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário.

Conteúdos Específicos
I - Linguagem Oral – Usos e formas
a) Conversas informais e dirigidas desenvolvidas a partir da utilização de;
Histórias
Poesias
Rimas
Parlendas
Lendas
Entrevistas
Avisos/comunicados
Ordenações
Pantomimas
Análise de desenhos
Diálogos
Recados
Provérbios
Quadrinhas
Músicas
Versos
Descrições
Interpretações
Relato de experiências

Obs:O desenvolvimento da oralidade inclui não apenas a capacidade de falar, mas também de ouvir com compreensão . Essa capacidade é crucial para a plena participação do cidadão na sociedade.

II - Linguagem Escrita – Usos e forma
b) Ortografia:
* Traçar as letras maiúsculas e minúsculas
*Completar frases substituindo figuras por palavras
* Escrita das palavras em estudo
* Completar e ampliar frases
* Formar pequenas histórias sugeridas por seqüências de figuras
* Responder e completar orações relativas à compreensão de textos
* Produção de textos

c) Conhecimentos Lingüísticos
* Distinguir a língua escrita da falada
* Alfabeto (maiúsculo/minúsculo)
* Consoantes/Vogais
* Escrita do nome
* Escrita de palavras
* Ordem alfabética
* Separação silábica
* Classificação silábica quanto ao número de sílabas
* Sinônimo/Antônimo
* Formação e ordenação de frases
* Tipos de Frases (Afirmativa/Negativa/Exclamativa/Interrogativa)
* Pontuação ( . ! ? - : , )
* Artigo
* Substantivo ( próprio – comum)
* Singular/Plural
* Feminino/Masculino
* Aumentativo/Diminutivo
* Acentuação e sinais gráficos ( ~ ‘ ^ )
* Noção de Presente/Passado/Futuro

Leitura
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto ao ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela.

Proposta Curricular Municipal – Literatura
1º ao 5º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos :
b) Formar leitores críticos.
c) Resgatar histórias clássicas.
d) Oportunizar à criança o contato com uma maior diversidade de livros.
e) Dinamizar a leitura na escola através dos Cantinhos de Leitura na sala de aula, mantendo um convívio maior entre a criança e o livro.

II – Sugestões de atividades
f) Contar histórias de formas variadas (recontos, fantoches, história muda com fatos, com livros (textos ou imagens), livros antigos e modernos (discos e fitas).
g) Pedir às crianças para pesquisarem junto à comunidade histórias “antigas”.
h) Produzir histórias, mudando as personagens.
i) Entrevistar alguém caracterizado (príncipe, princesa, bruxa...).
j) Montagem de mural.
k) Estudar a história, passando textos clássicos para tempos modernos.
l) Escrita da história e ilustração ( elaboração do livro).
m) Trabalhar outras versões de determinada história.
n) Dramatizar.
o) Criar cenários relativos às histórias.
p) Criação de maquetes.
q) Musicar a história
r) Elaboração de cartas às personagens.
s) Confecção de roupas/recorte e colagem/máscaras.
t) Modelagem/pintura
u) Gravar a fala das crianças imitando os personagens e contando histórias.
v) Contar a história nas outras salas.
w) Baile com personagens.
x) Listar os personagens, caracterizando-as.
y) Dobraduras.
z) Quebra-cabeças.
aa) Tipos de moradias das personagens.

Proposta Curricular Municipal – Ciências
2º ano Ensino Fundamental

I - Objetivos:
Desenvolver competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.
Formular questões,diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar

II - Conteúdos Específicos
* Corpo Humano: partes do corpo
* Órgãos dos sentidos: aspectos externos e suas funções
* Saúde: higiene corporal, hábitos saudáveis
* Alimentação
* Cuidados com alimentação
* Modificações da natureza
* Os seres vivos e o ambiente
* Cuidando do ambiente em que vivemos
* Animais: Tipos de animais
* Animais em extinção
* metamorfose
* Vegetais: partes de um vegetal
* Água
* Ar
* Solo
* Fenômenos do movimento da terra: Dia e noite, Estações do ano


Proposta Curricular Municipal - História
2º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos:
Ler, compreender sua realidade, posicionar-se, tornar-se instigante aos conhecimentos históricos , utilizando-os de forma crítica, emitindo opiniões, formulando problemas e elaborando idéias próprias no tempo e no espaço.
Identificar e valorizar diferentes formas de convívio social e cultural
Desenvolver noções de lugar, naturalidade ,nacionalidade, patrimônio, cultura, como elementos de identidade cultural.
Reconhecer a relação existente entre herança cultural e patrimônio turístico com vistas à sua preservação.

II – Conteúdos Específicos

EU E MINHAS RELAÇÕES
Quem sou eu
Características
Identidade
Hábitos diários
Eu E minha FAMÍLIA
Concepção da família atual
Árvore genealógica
Como e onde vive a família
Como é a minha casa
Lazer em família
É HORA DE ESTUDAR
Onde? Só na escola?
Pessoas que convivem na escola
Direitos e deveres dos alunos
PROFISSÕES
Direitos e deveres do cidadão
EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA
Nossa origem :Cultura e costumes
Características físicas (cor da pele, tipo de cabelo)

Proposta Curricular Municipal – Geografia
2º ano Ensino Fundamental

I - Objetivos: Descrever diferentes lugares com utilização de pontos de referência, demonstrando as primeiras noções de localização e orientação.
Representar, desenhando e mapeando informações
Identificar e nomear os lugares do dia-a-dia
Reconhecer o espaço urbano, representado pelo entorno da escola, identificando traçados de ruas, praças, casas,etc.

II – Conteúdos Específicos
• Minha rua
• Endereço e localização
• Mapeamento da rua
• Comércio
• Transporte
• Lazer
• Paisagem
• Trânsito
• Tipo de transporte
• Sinalização da rua
• Moradia
• Tipos de moradia
• Memórias de minha rua

Proposta Curricular Municipal– Ciências
3º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Perceber o ser humano como agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, utilizando diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos na construção de seu conhecimento.
Compreender que a natureza é um todo dinâmico,sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.

II – Conteúdos específicos:

Conhecendo o corpo humano
*Fases da vida e principais características de cada um
* Cuidados com o nosso corpo
* Necessidades do corpo humano

Alimentação saudável
* De onde vem os alimentos
* Higiene e saúde

O homem como agente de mudança no Meio Ambiente
*Saneamento básico
*Abastecimento e tratamento de água
* Coleta de lixo

Estudando os seres vivos
• Classificando os seres vivos
• * Os animais no ambiente

Plantas
• Estrutura e desenvolvimento das plantas

Recursos Naturais
• Solo, água, ar
• Recursos naturais renováveis e não renováveis

O mundo a nossa volta
* Luz, calor
*Fases da lua
* Movimentos da Terra
* Pontos Cardeais
* Calendário

Proposta Curricular Municipal – História
3º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Valorizar a herança cultural das diferentes comunidades que formam sociedade, aprendendo a conviver com as múltiplas culturas que compõem o espaço onde vive.
Relacionar os patrimônios culturais como lugares de lazer e turismo.
Desenvolver a capacidade de ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir de maneira responsável.

II – Conteúdos Específicos:
Espaço de vivência
*Comunidade
*Importância do relacionamento
* Vizinhos
*Limpeza e conservação
*Serviços públicos no Bairro
* Lixo
* Rede de Esgoto
*Transporte coletivo
* Telefone público
* Escola
* Creches
* Histórico da escola
*Patrono
* Profissionais funções
* Direitos e deveres do aluno
* Conservação do prédio como patrimônio
* Educação Patrimonial : Bens Culturais do espaço em que vive
* Preservação e conservação dos bens patrimoniais
* Memórias da escola
* Memórias do bairro
* órgãos de preservação
*Discriminação racial
* Respeito e valorização das pessoas negras
*Cultura e Costumes


Proposta Curricular Municipal – Geografia
3º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel da sociedade na construção da paisagem do lugar onde vive.
Identificar, na espacialidade das ruas, avenidas, praças, a territorialidade dos que usam esses espaços.
Localizar e orientar-se por meio de pontos de referências construídos a partir das relações espaciais.

II – Conteúdos Específicos
• Bairro
• Endereço e localização
• Mapeamento
• Tipos de construção
• Planta, maquete, croqui
• População
• Vegetação
• Relevo
• Localização do município em Minas Gerais
• Trânsito
• Meios de transportes
• Meios de comunicação
• Serviços públicos
• Patrimônio Cultural
• Tombamento
• Bens culturais da cidade
• Obras de Artes ( prédio, monumentos,etc)

Proposta Curricular Municipal - de Língua Portuguesa
3º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivo: Comunicar-se por meio da fala em diferentes situações de interlocuções em que sejam manifestados sentimentos, idéias, opiniões, relatadas experiências, formulados convites e elaboradas conclusões sobre questões levantadas

II – Conteúdos Específicos
Linguagem Oral – Usos e formas
a)Conversas informais e dirigidas desenvolvidas a partir da utilização de :
Histórias
Poesias
Rimas
Parlendas
Lendas
Entrevistas
Avisos/comunicados
Ordenações
Pantomimas
Análise de desenhos
Diálogos
Recados
Provérbios
Quadrinhas
Músicas
Versos
Descrições
Interpretações
Relato de experiências
OBs: O desenvolvimento da oralidade inclui não apenas a capacidade de falar, mas também a de ouvir com compreensão. Essa capacidade é crucial para a plena participação do cidadão na sociedade.

Linguagem Escrita – Usos e formas
b) Ortografia
Traçar as letras maiúsculas e minúsculas
Ampliar e reduzir frases
Escrever bilhetes
Dramatizar histórias
Elaboração de diálogo
Reescrita de pequenos textos
Identificar diferentes tipos e portadores de textos
Traduzir textos enigmáticos
Produzir textos coletivos, individuais

c) Conhecimentos Lingüísticos
Distinguir a língua escrita da falada
Alfabeto (maiúsculo/minúsculo)
Consoantes/Vogais
Encontro vocálico/consonantal
Ordem alfabética
Uso do dicionário
Escrita de palavras/frases
Separação e classificação silábica quanto ao número de sílaba
Sílaba Tônica (identificação)
Acentuação (Sinais gráficos)
Pontuação ( . ! ? - : , ...)
Tipos de frases
Artigos (masculino/feminino)
Adjetivos
Numeral
Substantivo (próprio, comum, coletivo)
Plural/singular
Aumentativo/diminutivo
Pronome pessoal do caso reto
Verbo (presente, passado, futuro)
Concordância verbal e nominal

Leitura
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela.

Proposta Curricular Municipal - Matemática
3º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

II – Conteúdos Específicos
Espaço e forma
• Localização dos objetos no espaço (visto de cima/de frente/de lado)
• Linhas curvas e retas: fechadas e abertas
• Sólidos geométricos
• Polígonos(tangran)
• Simetria

Tratamento de informação
*Leitura e interpretação de informações contidas em materiais diversos ( imagens, placas de ônibus, listas telefônicas, registros de identidade, bulas de remédio, etc.)
* Coleta de dados
*Elaboração de listas
*Leitura, interpretação e construção de gráficos
* Leitura, interpretação e construção de tabelas
* Estatísticas
* Probabilidade
* Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

Números e Operações
Sistema de numeração decimal
*Algarismos : (Coleções/agrupamento e desagrupamento/seqüência numérica até 100, no mínimo.
* Leitura e escrita dos numerais
* Números pares e ímpares
* Antecessor e sucessor
* Ordinais e cardinais até 100
* Dúzia
* Reta numérica
* Números fracionários: inteiro, metade, terça-parte e quarta-parte.

Adição e subtração
• Idéia da adição: juntar e acrescentar
• Idéia de subtração: tirar, comparar e completar
• Algoritmo da adição e subtração
• Situações problemas orais e escritos
• Adição e subtração na reta numérica

Multiplicação e divisão
• Idéia da multiplicação: adição de parcelas, organização retangular, proporção. Raciocínio combinatório, dobro, triplo e quádruplo( no mínimo)
• Idéia da divisão: medir e repartir
• Fatos básicos: multiplicação e divisão
• Algoritmo da multiplicação e divisão
• Situações problemas orais e escritos, envolvendo as quatro operações
• Multiplicação e divisão na reta numérica

Grandezas e Medidas
Medidas
*Comprimento
*Metro ( Múltiplo –quilômetro – submúltiplo – centímetro)
* Massa
* Grama ( múltiplo – quilograma)
* Capacidade
* Litro ( submúltiplo – mililitro)
* Tempo ( hora/dia/semana/mês ano/bimestre/semestre/calendário)
* Valor monetário /real
*Situações problemas envolvendo as medidas

Proposta Curricular Municipal – Matemática
4º ano– Ensino Fundamental

I – Objetivos: Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

II – Conteúdos Específicos
Espaço e forma
*Localização dos objetos no espaço( visto de cima/de frente/ de lado)
* Poliedros e corpos redondos(não poliedros)
* Prisma e pirâmide
*Segmento de retas
* Semi reta
* retas paralelas e concorrentes
* Retas perpendiculares
* Polígonos
* Triângulos e quadriláteros
* Perímetro

Tratamento da informação
* Leitura e interpretação de informações contidas em materiais diversos(imagens,placas, listas telefônicas, registro de identidade, bulas de remédio,etc)
*Coleta de dados
* Elaboração de listas
*Leitura, interpretação e construção de gráficos
* Leitura, interpretação e construção de tabelas
* produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas

Números e operações
Sistema de numeração decimal
• Algarismos (sequência numérica até 100)
• Leitura e escrita dos números
• Antecessor e sucessor
• Números romanos
• Ordem progressiva e regressiva
• Decomposição e composição de numerais
• Valor posicional (absoluto e relativo)
• Números decimais(décimos, centésimos e milésimos)
• Sistema monetário
• Adição e subtração com números decimais
• Números fracionários( representação e leitura, comparação e termos da fração)
• Representação de fração na reta numérica

Adição e subtração
• Revendo idéias da adição e subtração
• Propriedade da adição
• Algoritmo da adição e subtração
• Situações problemas orais e escritas

Multiplicação e divisão
• Idéias da multiplicação
• Multiplicação por 10, 100, 1000
• Propriedades da multiplicação
• Algoritmo da multiplicação( com e sem reagrupamento)
• Multiplicação com fatores com dois ou mais algarismos)
• Idéias da divisão
• Divisão por 10, 100, e 1000
• Múltiplos e divisores

Grandezas e medidas
• Medidas Comprimento
• Situações problemas orais e escritos
• Metro- múltiplo – quilômetro
• Submúltiplo – centímetro –decímetro – milímetro
• Massa
• Grama – múltiplo – quilograma
• Capacidade
• Litro - submúltiplo – mililitro
• Tempo
• Segundo/minuto/hora/dia/semana/mês/ano/bimestre/semestre/calendário/ década/ século.

Proposta Curricular Municipal - Língua Portuguesa
4º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Adquirir atitude crítica diante de diversos portadores de textos, utilizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a sensibilidade para a interpretação, reconhecendo a intencionalidade implícita a fim de buscar e praticar seus conhecimentos no seu dia-a-dia.

II – Conteúdos Específicos
Linguagem Oral – Usos e formas
a) Conversas informais e dirigidas desenvolvidas a partir da utilização de:
Histórias
Poesias
Rimas
Parlendas
Lendas
Fábulas
Entrevistas
Avisos/comunicados
Análise de desenhos
Diálogos
Recados
Provérbios
Quadrinhas
Músicas
Versos
Descrições
Interpretações
Relato de experiências

Linguagem Escrita – Usos e formas
b) Ortografia
Ampliar e reduzir frases
Escrever bilhetes/cartas (postais-cartões-convites-diários)
Dramatizar histórias diversificadas
Elaboração de diálogos
Relatar experiências por escrito
Criar histórias em quadrinhos
Recontar histórias, mitos, lendas, fábulas
Produzir textos, poemas, músicas,etc.
Elaboração de anúncios, slogans, cartazes, folhetos
Uso do dicionário

c)Conhecimentos Lingüístico
Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
Encontro Consonantal
Dígrafo
Divisão silábica e classificação
Acentuação e sinais gráficos (til, cedilha)
Sílaba tônica e classificação
Plural
Aumentativo /diminutivo
Pontuação
Tipos de frases
Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
Gênero e grau do substantivo
Artigo
Numeral
Adjetivo
Pronomes (reto, oblíquo, possessivo, tratamento)
Verbo
Sujeito e Predicado
Concordância verbal e nominal( Noções)

Proposta Curricular Municipal– História
4º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Desenvolver com a criança as habilidades de observar, interpretar e analisar a realidade a partir de sua dimensão espacial e temporal, apropriando-se da condição de pensar historicamente sua realidade, contribuindo para construção de cidadãos participativos
Compreender, valorizar e respeitar os aspectos relativos à diversidade cultural
Valorizar e preservar o patrimônio histórico de sua localidade.

II – Conteúdos Específico
• Diferentes povos formando nosso país
• Descendentes afro-brasileira
• Conhecendo minha cidade
• População
• Minha cidade como Patrimônio
• Bens culturais
• Histórico da cidade
• Atividades econômicas
• Indústria
• Comércio
• Agricultura
• Governo Municipal
• Executivo
• Legislativo
• Judiciário
• Cidadania
• Direitos e Deveres
• Eleição

Proposta Curricular Municipal – Geografia
4º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Identificar os elementos da natureza em múltiplas linguagens: desenhos, propagandas fotos, textos, representações cartográficas, etc.
Desenvolver noções de tempo, espaço e trabalho, observando as técnicas utilizadas pelo homem para apropriar-se da natureza em diferentes lugares e momentos de sua história.

II – Conteúdos Específicos
• Município
• Histórico
• Localização Cartográfica
• Qualidade de vida
• População
• Paisagem Geográfica
• Paisagem urbana e patrimônio
• Paisagem Rural
• Vegetação
• Relevo
• Infra-estrutura
• Clima
• Hidrografia
• Serviços públicos
• Água/Luz/esgoto
• Trânsito

Proposta Curricular Municipal – Ciências
4º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Perceber o ser humano como agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, utilizando diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos na construção de seu conhecimento.
Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

II – Conteúdos Específicos:
Alimentação
*Alimentação equilibrada
* Os nutrientes
* Alimentos industrializados
* Conservação dos alimentos

Meio Ambiente
• Cuidados com o solo
• Uso do solo
• Superfície da Terra
• Vida no Planeta Terra
• Poluição
• Tratamento do lixo
• Água e saneamento básico
• O ar (qualidade do ar)
• Características da atmosfera terrestre
• Atmosfera
• O ar e suas propriedades
• Temperatura
• Pressão e altitude
• Energia Solar
• Fenômenos naturais
• Terremoto
• Vulcões

Funções vitais das plantas
• Os vegetais
• Reprodução dos vegetais
• Fotossíntese
• Transpiração
• Plantas parasitas

Animais
• Como vivem os animais
• Diferenças e semelhanças
• Vertebrados
• Invertebrados

Proposta Curricular Municipal – Ciências
5 º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Perceber o ser humano como agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, utilizando diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos na construção de seu conhecimento.
Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

II – Conteúdos Específicos
• Os seres vivos e suas relações com o meio ambiente
• Biodiversidade
• Aquecimento global
• Habitat
• Os diversos ecossistemas
• Extinção dos animais
• Representando o planeta terra
• Linhas imaginárias
• Pontos cardeais

Nosso Corpo
• Organização e funcionamento do corpo
• Ossos
• Células
• Tecidos
• Sistemas (Digestivo, Respiratório ,Reprodutor, Circulatório, Nervoso, Excretor)
• Glândulas endócrinas
• Fecundação
• Menstruação
• Doenças sexualmente transmissíveis
• Vida saudável
• Vacinas
• Tecnologia contribuindo para a saúde ( radiografia,tomografia, ultrasonagrafia)

Energia
• Eletricidade
• Energia solar
• Energia nuclear
• Usinas hidrelétricas


Proposta Curricular Municipal - Língua Portuguesa
5º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Adquirir atitude crítica diante de diversos portadores de texto, utilizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a sensibilidade para a interpretação, reconhecendo a intencionalidade implícita a fim de buscar e praticar seus conhecimentos no seu dia-a-dia.

II – Conteúdos Específicos
Linguagem Oral – Usos e formas
a) Conversas informais e dirigidas desenvolvidas através da utilização de
Histórias
Poesias
Rimas
Parlendas
Fábula
Entrevistas
Avisos/comunicados
Ordenações
Pantomimas
Análise de desenhos
Diálogos
Recados
Provérbios
Quadrinhas
Músicas
Versos
Descrições
Interpretações
Relato de experiências
Identificação de diversos tipos de textos

Linguagem Escrita – Usos e formas
b) Ortografia
Completar, ampliar e reduzir frases, textos
Escrever bilhetes, cartas, postais, cartões, convites, diários, telegramas, cheques
Narrar vivências pessoais ou do grupo, notícias, episódios, filmes

Reestruturar textos
Produzir diferentes tipos de textos
Contar, recontar, criar textos
Elaborar anúncios, slogans, folhetos, cartazes, mensagens
Confeccionar jornal
Relatar experiências de investigação, projetos
Uso do dicionário
Descrição de lugares, objetos, pessoas, etc

Conhecimentos Lingüísticos
Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
Encontro consonantal
Dígrafo
Divisão silábica e classificação
Acentuação e sinais gráficos
Sílaba tônica e classificação
Plural/Singular
Aumentativo /diminutivo
Pontuação
Tipos de frases
Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
Gênero e grau do substantivo
Artigo
Numeral
Adjetivo
Grau dos adjetivos
Pronomes (reto, oblíquo, possessivo, demonstrativo, tratamento, indefinido)
Preposição
Crase
Verbo
Concordância verbal/nominal
Sujeito e Predicado

Proposta Curricular Municipal - Matemática
5º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivo
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
II – Conteúdos Específicos
Espaço e forma
a) Localização do objeto no espaço
b) Segmento de reta
c) Direção horizontal e vertical
d) Retas paralelas e concorrentes
e) Retas perpendiculares
f) Polígonos
g) Quadriláteros
h) Circunferência e círculo
i) Ângulos
j) Perímetro
k) Área de superfície

II – Tratamento da Informação
a) Leitura e interpretação de informações contidas em materiais diversos ( imagens, placas, listas telefônicas, registros de identidade, bulas de remédios, etc)
b) Coletas de dados
c) Elaboração de listas
d) Leitura, interpretação e construção de gráficos
e) Leitura, interpretação e construção de tabelas
f) Estatísticas
g) Probabilidade
h) Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas

III – Números e Operações
Sistema de numeração decimal
a) Algarismos, seqüência numérica até 100.000( no mínimo)
b) Leitura e escrita dos numerais
c) Antecessor e sucessor
d) Ordem progressiva e regressiva
e) Decomposição, composição de numerais
f) Números romanos
g) Números decimais – decimais, centésimos e milésimos, sistema monetário
h) Multiplicação e divisão com números decimais
i) Porcentagem
j) Números fracionários – Representação e leitura, termos, frações equivalentes, operações com frações ( adição, subtração, multiplicação e divisão), simplificação de frações.

Adição e subtração:
a) Revendo adição e subtração
b) Propriedades da adição
c) Algoritmo da adição e subtração
d) Situação problema orais e escritos
e) Expressões numéricas com adição e subtração

Multiplicação e Divisão
a) Idéia da multiplicação
b) Propriedades da multiplicação
c) Algoritmo da multiplicação
d) Idéia da divisão
e) Expressões numéricas
f) Situação problema orais e escritos envolvendo multiplicação e divisão
g) Múltiplos e divisores: números primos – MMC - MDC

Proposta Curricular Municipal – História
5º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivo:
Desenvolver com a criança as habilidades de observar, interpretar e analisar a realidade a partir de sua dimensão espacial e temporal, apropriando-se da condição de pensar historicamente sua realidade, contribuindo para construção de cidadãos ativos, críticos e participativos.
Compreender, valorizar e respeitar os aspectos relativos à diversidade cultural;
Valorizar e preservar o patrimônio histórico de sua localidade.

II – Conteúdos Específicos
Relembrando...
Memórias de minha cidade
Bens culturais de minha cidade
Conceituando:
Identidade
Cultura
Patrimônio
Tombamento
Órgãos de preservação do patrimônio
História cultural de Minas Gerais
Atividades econômicas e culturais de Minas Gerais
Nossa Terra, nossa Gente , Brasil
Primeiros habitantes
Índios, portugueses, negros, imigrantes
Diversidade Cultural de nosso país
Trabalho nas cidade e no campo
Trabalho indígena
Mercado de trabalho e profissões do século XXI
Educação Afro-brasileira
História dos negros brasileiros
Personalidades negras
Zumbi – Quilombo
Direitos e deveres dos brasileiros – ECA
Cidadania – Carteira de trabalho

Proposta Curricular Municipal – Geografia
5° ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos:
Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel da sociedade em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar.
Compreender os elementos geográficos e culturais do povo brasileiro

II – Conteúdos Específicos:
Localização do nosso Estado e nosso País
População Brasileira
População Urbana
População Rural
Sociedade Sustentável
O Brasil e suas regiões
Sul
Sudeste
Centroeste
Norte
Nordeste
Característica
Aspectos naturais
Relevo
Vegetação
Clima
Hidrografia
Fauna e Flora

Proposta Curricular Municipal – Educação Artística
1º ao 5º ano – Ensino Fundamental

I – Objetivo: Propiciar situações para que o aluno se expresse a partir do seu esquema corporal e de sua relação com o espaço e o tempo, ampliando as experiências sensoriais, afetivas, intelectuais, a fim de facilitar a compreensão da arte na vida do homem, incluindo também a Educação Afro - Brasileira.

II– Atividades artísticas
DESENHO
a. Rabisco
b. Desenho livre
c. Lápis de cera
d. Giz molhado
e. Desenho com carvão
f. Lápis de cera e lixa
g. Lápis de cera e vela
h. Desenho com cola
i. Desenho com história
PINTURA
j. Pintura a dedo
k. Pintura de sopro
l. Pintura com bucha
m. Pintura espontânea
n. Pintura com anilina
o. Pintura com flores da natureza
p. Pintura com papel crepom
q. Pintura com barbante
r. Carimbos com legumes e frutas
s. Pintura com guache
t. Pintura com água sanitária
u. Pintura com escovinha
RECORTES E COLAGENS
v. Colagem com aparas de lápis
w. Forminhas de doce
x. Pau de picolé
y. Fósforo
z. Papel colorido
aa. Cereais
bb. Sucatas
cc. Farinha de mandioca e serragem
dd. Retalho
ee. Barbante
ff. Papel amassado
gg. Macarrão
hh. Lã
DOBRADURA, ORIGAMI, MÓBILI, MAQUETES
ii. De acordo com o tema estudado.
c) MODELAGEM
a. Massinha
b. Argila
c. Papel Machê
d. Gesso
e. Sabão
d) SUCATA
a. Garrafas plásticas
b. Latinhas de refrigerante
c. Copinhos de Iogurte
d. Caixinhas
e. Embalagens
f. Canudinhos
g. Cartela de ovo
h. Papéis variados
i. Pau de fósforo, picolé
j. Tampinhas
k. Pedaços de madeira
l. Arame
m. Prego, etc
e) FANTOCHE
a. Máscara
b. Vara
c. Dedo
d. Saquinho de papel
e. Fantoches que mexem com a boca
f. Papelão
g. Balões
h. Copos plásticos
f) MÚSICA
a. Folclóricas
b. Confecção de instrumento de bandinha
c. Interpretação de músicas
d. Músicas criadas pelos alunos
g) ARTES CÊNICAS
a. Dramatização
b. Datas comemorativas
c. Mímica
d. Pantomima
e. Dobradura

Proposta Curricular Municipal – Educação Religiosa
1° ao 5° ano – Ensino Fundamental

I – Objetivos: Propor um programa de atividades baseado em princípios éticos e espirituais que possam ser vivenciados na instituição educativa, tornando-se um elemento indispensável para construção de uma realidade melhor, auxiliando alunos e educadores a trabalhar para a compreensão dos valores humanos.
Oferecer referenciais éticos que contribuam a compreensão do sentido da vida e para a construção do ser integral

Alguns passos para o ensino de valores na escola:
 Conscientização da importância do tema;
 Envolvimento dos pais dos alunos em atividades que estimulem a reflexão sobre valores;
 Valorização da diversidade cultural dos alunos;
 Destaque da idéia de coletividade e trabalho em conjunto;
 Informações sobre os direitos do cidadão;
 Destaque dos 4 conceitos fundamentais: o respeito mutuo, a justiça, o diálogo e a solidariedade;
 Enfoque "valores" como principal virtude presente nas religiões, filosofias e culturas humanas;
 Valorize as questões fundamentais da existência, com amor, otimismo e fé.

Temas desencadeadores:
• Trabalho voluntário;
• Escravidão e liberdade;
• Reforma agrária;
• O trabalho das ONGS;
• Desemprego;
• Discriminação racial;
• Trabalho infantil;
• Violência nas escolas, ruas, etc.;
• Abandono;
• Pobreza;
• Costumes e raízes brasileiras;
• O progresso das leis;
• Combate a violência;
• Violência contra a mulher;
• Estatuto da Criança e do Adolescente;
• Valorização da vida.

Sugestões de trabalho:
• Poesias
• Fabulas
• Histórias
• Musicas
• Lendas
• Reportagens
• Noticias de jornal, revistas e TV
• Textos diversos
• Personalidades (Madre Tereza, Betinho, etc.)
• Filmes
• Fogos
• Brincadeiras
• Parábolas

III – Sugestões de Valores
h) Amor
i) Amizade
j) Gratidão
k) Compartilhar
l) Honestidade
m) Responsabilidade
n) Cooperação
o) Compreensão
p) Respeito
q) Família
r) União
s) Paz
t) Organização
u) Tolerância
v) Liberdade
w) Humildade
x) Coragem
y) Paciência
z) Auto-estima

Educação Física do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:
• Introduzir os indivíduos no universo da cultura corporal que contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, “com finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde”;
• Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros;
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer tipo de violência;
• Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.

1 _ Jogos e Brincadeiras (populares, de salão, com raquetes, de outras culturas)
• A brincadeira e o uso de espaços e tempos diferentes;
• A brincadeira e o uso de objeto de cores, formas, números, letras, desenhos, texturas diferentes;
• Memorização de cantos;
• Imitação de animais, plantas, meios de transportes, dentre outros com o corpo;
• Vivência do simbólico;
• Criação de brinquedos e brincadeiras;
• Criação de pequenas regras;
• Respeito às regras;
• Vivência de jogos, brincadeiras que possibilitem ampla experimentação corporal, lúdica e social;
• Iniciação aos jogos pré-desportivos.

2 _ Ginástica
• Ginástica historiada (representar corporalmente uma história – conhecer e valorizar seu próprio corpo);
• Movimentos corporais que possibilitem ampla experimentação corporal, lúdica e social;
• Ginástica de preparação e aperfeiçoamento para a dança, para o esporte, jogos e lutas;
3 _ Dança ( danças folclóricas, mímicas, dramatizações, teatro)
• Reconhecimento de si mesmo e do outro;
• Sentido das ações pessoais;
• Cooperação;
• Respeito às regras;
• Representação corporal de histórias;
• Danças brasileiras;
• Danças urbanas;
• Danças eruditas;
• Brincadeiras de roda, cirandas;
• Danças e coreografias associadas a manifestações musicais.

4 _ Esporte / Atletismo
• Corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamentos, saltos em distância, em altura, triplo, com vara, arremessos de peso...
• Esportes coletivos; futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, handebol, futvôlei, etc;
• Esportes com bastões e raquetes

5_Informações Complementares:

Nós não trabalhamos para que o aluno chegue ao mínimo necessário de aprendizagem que lhe fora proposto, mas para atingir o ideal de aprendizagem que se tem e não somente para aprovar e reprovar. A eficiência do ensino se traduz no progresso dos alunos. Logo, a escola tem que visar não só a instruir, a dar aos alunos conhecimentos, mas tem que ter como principal objetivo o seu crescimento e desenvolvimento de modo a se realizar dentro de suas possibilidades. Temos que despertar interesses, gosto e estima por coisas desejáveis, formando atitudes que contribuam para o ajustamento emocional e pessoal paralelamente ao desenvolvimento intelectual.

6_ Bibliografia:

Educação Física – Uma proposta inclusiva, cooperativa e empreendedora- Aída César Rezende de Souza
CBCs
PCNs

Tangram - Prof. Eduardo

Metodologia da Matemática Lúdica
O uso do Tangram como recurso de aprendizagem

A Matemática é uma ciência que tem por objeto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações entre estes elementos. Ao longo da história, esta se apresentou de modo a separar as pessoas, visto que o conhecimento gera poder, pois nas culturas antigas, conhecimento era privilégio de poucos. Dessa forma, historicamente, nasceu um preconceito de que a Matemática é um conhecimento direcionado apenas a poucos indivíduos talentosos.

Por este motivo, o ensino e a aprendizagem da Matemática, recentemente, está sendo estudado, de modo a tentar universalizar o aprendizado desta ciência e promover a acessibilidade a todas as pessoas. Dentre as maneiras, destaca-se a matemática lúdica.

Nos dias atuais, o ensino da Matemática está apregoado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que são os livros editados por educadores que fornecem suporte didático para o professor, propostos pelo Ministério da Educação. Estes documentos defendem uma abordagem interdisciplinar, o uso de problemas e situações reais, as recreações matemáticas, doutrinas estas propostas já nas obras de Malba Tahan que está entre os educadores que mais trabalhou a contextualização da Matemática, através de sua forma simples e divertida, traduzindo problemas do cotidiano em problemas de Aritmética e Álgebra, além de abordar em sala de aula a matemática lúdica.

Uma das subdivisões da Matemática nos PCN’s é Geometria e Formas, uma parte onde se podem explorar assiduamente as recreações matemáticas. Dentro da moderna orientação do ensino, cumpre ao professor conhecer algumas abordagens lúdicas, pois terá, muitas vezes, necessidade de aproveitá-las para motivar os seus alunos e tornar mais agradável e interessante a aprendizagem da ciência.

Uma dessas abordagens que pode ser explorada nessa subdivisão da Matemática (Geometria e Formas), é o Tangram; um quebra-cabeça chinês de origem milenar formado de sete peças geométricas oriundas de um quadrado.

As peças do Tangram são as seguintes: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo, como mostra a figura abaixo:

Com essas peças e a criatividade é possível montar cerca de 1700 figuras diferentes, veja alguns exemplos abaixo:

A introdução desse material-jogo pode ser feita através do conto de uma lenda sobre o tangram, a qual diz: “um monge chinês deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas, e disse:

- Vai e viaja pelo mundo. Anota tudo que vires de belo e depois volta.

A emoção da tarefa fez com que o discípulo deixasse cair o quadrado de porcelana, que se partiu em sete pedaços. O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, viu formar uma imensidão de figuras belas e conhecidas a partir das sete peças. De repente percebeu que não precisaria mais correr o mundo. Tudo de belo que existia poderia ser formado pelo Tangram.”

Logo após essa introdução, o professor pode confeccionar juntamente com os alunos as peças do Tangram, utilizando somente uma folha de papel quadrada e tesoura, trabalhando assim a coordenação motora e a arte ao mesmo tempo.

Além disso, vários conceitos matemáticos podem ser abordados, como:

  • Identificação;
  • Comparação;
  • Descrição;
  • Classificação;
  • Desenho de formas geométricas planas;
  • Visualização e representação de figuras planas;
  • Exploração de transformações geométricas através de decomposição e composição de figuras;
  • Compreensão das propriedades das figuras geométricas planas;
  • Representação e resolução de problemas usando modelos geométricos;
  • Noções de áreas;
  • Frações.

Com esses conceitos em mente, os alunos podem desenvolver algumas habilidades que servem de pré-requisitos para outras áreas do saber, como: visualização, diferenciação, percepção espacial, análise, síntese, desenho, relação espacial, escrita, construção, criatividade e raciocínio lógico.

Outra maneira de se trabalhar o Tangram é a “sobreposição”, na qual o professor fornece uma imagem pré-definida onde os alunos devem encaixar as sete peças. Veja:

Através dessa imagem dada, o aluno deve encaixar as peças do tangram preenchendo-a sem sobrepô-las.

A razão finalizadora do Tangram é de que o todo é divisível em partes, e estas podem ser reconstruídas em um outro todo, como a própria concepção do grande educador Malba Tahan sobre a matemática.

Enfim, o uso de material lúdico em sala de aula, como o Tangram, é uma estratégia eficaz para entender conceitos de número e operações, além de educar a atenção, despertar interesse por mais conhecimento e trabalhar a interdisciplinaridade. Portanto, entende-se que a aprendizagem deve acontecer de forma interessante e prazerosa e um recurso que possibilita isso são os materiais lúdicos.

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1148

Formas geométricas - Prof. Eduardo

Conheça figuras geométricas

Polígonos

Polígono é toda figura formada por uma linha poligonal fechada mais a sua região interna.

Polígono regular: apresenta todos os lados iguais e todos os ângulos iguais.

O gênero (n) de um polígono é dado pelo número de lados desse polígono.

O número de lados é igual ao número de vértices.

De acordo com o número de lados, cada polígono recebe um nome próprio que o identifica:



veja também jogos na internet com formas geométricas
Acesse o site :
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/

PROPOSTA CURRICULAR EJA- Prof. Magda Mazini

Proposta Curricular Municipal

“A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um ativismo cego”.
(Paulo Freire)

Equipe Pedagógica
EJA – 1º Segmento
2010

PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL
EJA – 1º SEGMENTO

1. APRESENTAÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos tem por base propostas curriculares adaptadas às realidades locais e necessidades específicas. Para que isso aconteça é necessário a conquista da autonomia pedagógica; agindo de modo planejado, estabelecendo objetivos e buscando alcança-los.

2. INTRODUÇÃO:
O planejamento é uma arte que se desenvolveu para melhorar a capacidade de intervenção das pessoas na sua realidade.
Na educação não é diferente. Nela o planejamento busca a intervenção mais eficiente do (a) professor (a), organizando melhor os recursos disponíveis: o tempo do professor (a) e dos alunos, o espaço físico, os materiais pedagógicos disponíveis, a experiência dos alunos, etc.
Hoje em dia, a palavra PLANEJAMENTO faz parte do nosso vocabulário diário e ocupa um lugar de destaque nos meios de comunicação.

3. FINALIDADES:
A EJA deve permitir aos alunos o exercício pleno da cidadania, o saber indispensável às suas ações que vão desde desempenhar uma profissão até participar de sua comunidade. Oportunizando aos alunos que não tiveram acesso à educação básica no tempo previsto.
Estabelecendo vínculos com:
- Estudo dos referênciais curriculares;
- Analise das Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Reflexão sobre o papel da escola e do professor para transformação de sua prática pedagógica;
- Adaptação das ideias principais presentes nos referênciais curriculares às necessidades locais no âmbito do estado / município ou da própria escola.

4. OBJETIVOS:
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem proporcionando acesso as demais modalidades de ensino básico e profissionalizante.
• Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.
• Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecendo direitos e deveres da cidadania.
• Aumentar a autoestima, fortalecendo a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizando a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônio culturais da humanidade.
• Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.

5. METODOLOGIA
A concepção interacionista criada por Vygotsky, propõe uma visão em que as mudanças ocorridas no indivíduo estão ligadas à sua interação com a cultura e à história da qual faz parte.
A interdisciplinaridade é a busca de integração curricular que se realiza por meio da parceria e do diálogo entre os docentes e entre eles e seus alunos, buscando estabelecer as intenções e possibilidades de interface entre as disciplinas. Desse modo, cabe ao professor perceber os conteúdos das disciplinas não como fins em si mesmos, mas como instrumentos culturais para que os alunos avancem em sua formação global.
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma teoria de etapas, pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.
O jovem e o adulto é concebido como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Segundo o professor Howard Gardner, a metodologia de projetos propicia experiências cristalizadoras, pois ao encontrar “rotas alternativas” para a construção do conhecimento, contribui para identificar as competências e habilidades do indivíduo, identificando-as e elevando-as.
Paulo Freire empreendeu através de seu método uma forma de alfabetizar respaldada no diálogo e na conscientização, propiciando educandos motivados, desinibidos e confiantes.
Nessa perspectiva de prática educativa libertadora, o conhecimento é produzido pela conscientização, partindo da análise crítica da realidade existencial, empoderando os sujeitos para a tomada de decisão e para as ações transformadoras necessárias. A práxis humana para Freire é de fundamental importância, fazendo–se no processo reflexão-ação-reflexão.

6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Avaliação compreendida como parte do processo educacional, portanto, contínua e processual, permite conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica.
A avaliação da aprendizagem possibilita ao docente definir prioridades e localizar quais aspectos de ações educacionais demandam maior apoio, fornecendo-lhe elementos para reflexão contínua sobre sua prática, criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
Para o aluno, a avaliação da aprendizagem deve ser o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender, daí a importância de que faça sua autoavaliação.

7. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos:
A área de Língua Portuguesa abrange o desenvolvimento da linguagem oral e a introdução e desenvolvimento da leitura e escrita. Sendo assim ela deve propiciar situações comunicativas nas quais os educandos devem aprender a planejar e adequar seu discurso a diferentes situações formais e informais. Além de compreender e dominar mecanismos e recursos básicos, como o sistema de representação alfabética, a ortografia e a pontuação compreendendo suas diferentes funções sociais e conheçam as diferentes características que os textos podem ter.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Contar fatos e experiências cotidianas
• Recontar textos narrativos
- Nome e sobrenome dos alunos.
- Trabalho sobre siglas:
- Alfabeto (maiúsculo / minúsculo)
- Ordem alfabética
- Formação e ordenação de palavras e frases.
- Substantivo (próprio / comum)
- Separação silábica
- Classificação quanto ao número de sílabas
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação e interrogação)
- Antônimo
- Singular / Plural
- Feminino / Masculino
- Noção de Presente / Passado / Futuro

2º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
• Recitar ou ler em voz alta textos diversos.
- Escrita de textos solicitados em diferentes situações: preenchimento de cheques, recibos, formulários, anúncios, cartas, bilhetes, poesias, poemas, recados, produções de texto com e sem roteiro, etc.
- Ortografia.
- Ordem alfabética.
- Divisão silábica.
- Acentuação.
- Sinônimo/ Antônimo.
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação, interrogação, ponto e vírgula, dois pontos e travessão).
- Tipos de frases (interrogativa, exclamativa, negativa, afirmativa)
- Artigo.
- Substantivo (Próprios, Comuns, Coletivos)
- Flexão do Substantivo (gênero, número e grau)
- Substituição do nome pelo pronome
- Adjetivo
- Verbo (passado/ presente/ futuro)
- Concordância nominal e verbal

3º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Acompanhar leituras em voz alta feita pelo professor.
• Responder perguntas utilizando conhecimentos novos.
- Linguagem escrita: textos variados (literários, humorísticos, quadrinhas, folclóricos, mitológicos, diários, receitas, cartas, cartões, diálogos, jornalísticos, informativos, poemas, fábulas, parlendas, contos, bilhetes, faturas e etc.)
- Produções de textos: espontâneo, dirigido e coletivo.
- Alfabeto (ordem alfabética)
- Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
- Encontro consonantal
- Dígrafo.
- Divisão silábica e classificação.
- Acentuação. e sílaba tônica
- Plural/Singular
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação, interrogação, ponto e vírgula, dois pontos e travessão).
- Tipos de frases
- Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
- Gênero e grau do substantivo
- Artigo
- Numeral
- Adjetivo
- Pronomes
- Ortografia

4º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Perceber a distinção entre definir e exemplificar
• Dar exemplos de conceitos e enunciados
• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
- Linguagem escrita: textos variados (literários, humorísticos, quadrinhas, folclóricos, mitológicos, faturas, diários, receitas, cartas, bilhetes, cartões, diálogos, jornalísticos, informativos, poemas, fábulas, parlendas, contos, etc)
- Produções de textos: espontâneo, dirigido e coletivo
- Alfabeto (ordem alfabética)
- Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
- Encontro consonantal
- Dígrafo
- Divisão silábica e classificação
- Plural/Singular
- Pontuação
- Tipos de frases
- Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
- Gênero e grau do substantivo
- Artigo
- Numeral
- Adjetivo
- Pronomes (reto, oblíquo, possessivo, demonstrativo, tratamento, indefinido)
- Preposição
- Acentuação e classificação
- Tempos verbais (modo indicativo)
- Concordância verbal/ nominal
- Sujeito e Predicado
- Ortografia

MATEMÁTICA

OBJETIVOS
• Propiciar ao aluno a compreensão do mundo que nos cerca, tanto em situações mais próximas, presentes na vida cotidiana, como naquelas de caráter mais geral.
• Formar pessoas que saibam fazer perguntas, que assimilem rapidamente informações e resolvam problemas utilizando processos de pensamento cada vez mais elaborados.
• Desenvolver capacidades intelectuais para a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico aplicados na vida prática.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

1º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Conceito de número
- Números naturais até 100
- Antecessor / Sucessor
- Seqüência numérica
- Leitura e escrita de números
- Números pares e ímpares
- Decomposição de números (unidade / dezena / centena)

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Operações (adição / subtração)
- Uso da calculadora
- Situações-problema
- Cálculos mentais (sempre envolvendo os conteúdos trabalhados)

• Sistema de medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (calendário / horas)

• Geometria no cotidiano
- Triângulo, quadrado, retângulo, círculo

2º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 1.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Seqüência numérica
- Números pares e ímpares
- Decomposição dos números (introduzir unidade de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto

• Numeração Romana

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração
- Situações-problema
- Cálculos mentais (sempre envolvendo os conteúdos trabalhados)

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Introdução da divisão e multiplicação
- Metade / Dobro / Triplo
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados
- Cálculos mentais

• Sistema de Medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (calendário / horas)

• Geometria no cotidiano:
- Formas geométricas
3º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 10.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Decomposição dos números (introduzir dezena de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto
- Números pares e ímpares

• Numeração Romana

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Algoritmos da adição divisão e multiplicação
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Sistema de medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (Calendário / horas)
- Medida de comprimento

• Geometria no Cotidiano:
- Sólidos Geométricos
4º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 100.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Decomposição dos números (introduzir centena de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto
- Números pares e ímpares

• Números primos

• Números racionais: representação decimal
- Números decimais
- Frações (leitura, escrita, classificação, comparação, equivalência, adição, subtração, multiplicação, divisão)

• Porcentagem

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Algoritmos da divisão e multiplicação
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Sistema de medidas:
- Noções de medida de volume
- Noções de medida de massa

CIÊNCIAS
OBJETIVOS:
Propiciar o acesso a informações relativas às vivências de cada aluno, estimulando o interesse para abordagens mais abrangentes sobre a realidade, com espírito investigativo e de interesse pelo debate de ideias.
Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolvendo atitudes responsáveis com relação à saúde,à sexualidade e à educação das gerações mais novas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1º PERÍODO
1- Corpo Humano e suas necessidades

- Partes do corpo
-Preservação do indivíduo (hábitos de higiene, nutrição, saneamento básico,prevenção de doenças, lazer e qualidade de vida)
- Órgãos dos sentidos (cuidados necessários para sua preservação)

2- Os seres humanos e o meio ambiente

- Hábitos de conservação
- Poluição ( degradação ambiental: rios,solos e ar)
- Reciclagem

2º PERÍODO

1- Recursos Naturais
- Água
- Ar
- Solo

2- Fatores de transformações ao meio ambiente
-Poluição
- Lixo/ Reciclagem/matéria-prima/produto industrializado
- Erosão
- Desmatamento / Queimadas


3- Seres Vivos e o Meio Ambiente

- Plantas
-Animais

3º PERÍODO
1- Universo
-Sistema Solar
- Corpos Celestes luminosos ( estrelas e cometas) e iluminados ( planetas e satélites)

2- Planeta Terra
- Movimentação da Terra ( Rotação e Translação)
- Gravidade
- Fases da Lua
- Estações do ano

3- Problemas Ambientas
- Principais conseqüências do desmatamento e queimadas
- Causas da poluição do ar e suas conseqüências
- Uso indiscriminado de agrotóxicos
- Causas e conseqüências da poluição das águas


4º PERÍODO
1. Desenvolvimento humano:
- Fases da vida ( infância até terceira idade)
- Prevenção de doenças ( campanhas de vacinação, doenças transmissíveis pela qualidade da água)
- Drogas: riscos do consumo provocando dependência física(tabaco,álcool,psicotrópicos)e , formas de tratamento

2. Sistemas do Corpo Humano
. Ósseo
. Muscular
. Digestivo
. Respiratório
. Excretor
. Circulatório
. Nervoso
. Reprodutor (DST/AIDS/Gravidez Precoce e Tardia/ Métodos de Contracepção)


HISTÓRIA/GEOGRAFIA
OBJETIVOS;
Fortalecimento da auto-estima dos alunos,afirmação de sua identidade como cidadãos de direitos e como seres produtivos e criativos, intelectualmente capazes, detentores e produtores de cultura, compreendendo a rememoração de sua história de vida, de seus projetos e expectativas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS;

1º Período
O Educando e o lugar de vivência.
- Solidariedade, diferenças socioculturais, de gênero e etnia presentes na sociedade.
- Árvore genealógica
- Bairro: localização histórico- geográfica
- Os municípios de origem e de moradia atual.
- Documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, título de eleitor, CPF e Carteira de Trabalho).
- O Mundo do Trabalho
- Trabalho Infantil
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Estatuto do Idoso.
- Meios de Transporte
- Meios de Comunicação.

2º Período.
Cultura e diversidade Cultural: do local para o global
- Conceito de cultura como fator dinâmico e plural.
- Povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil, seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território.
- Grupos étnicos africanos presentes no Brasil, enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
- Legislação que proíbe e pune a prática de racismo na sociedade brasileira.
- Manifestações artísticas da cultura popular.
- Patrimônio cultural e artístico dos povos.
- Os meios de Comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira e sua responsabilidade social.
- Cataguases
o Histórico.
o Atividades econômicas (indústria/ comércio, agricultura).
Paisagem geográfica.
o Governo Municipal (Executivo, Legislativo e Judiciário).
o Serviços públicos (abastecimento de água, iluminação, transporte, coleta de lixo, esgoto, telefonia, saúde, segurança, educação e impostos).
- Educação para o trânsito.

3º Período.
O Homem e o Meio Ambiente.
- Os espaços rural e urbano e suas atividades características.
- Formações vegetais existentes no território brasileiro (florestas, cerrado, caatinga, campos, vegetação costeira), principalmente a cobertura vegetal original do município.
- Hidrografia do município (mapas).
- Preservação do Meio Ambiente.
- Modelos de representação da terra: (globo terrestre, planisfério)
- Atmosfera terrestre, crosta e interior terrestre.
- Estado: Histórico, localização (mapas), Governo (Executivo, Legislativo e Judiciário)


4º Período.
As atividades produtivas e as relações sociais.
- Atividades econômicas em ramos (extrativismo, mineração, agricultura, pecuária, indústria, comércio, serviços).
- O desemprego
- O regime de trabalho escravo no Brasil.
- Regime de trabalho escravo na sociedade atual.
- Desigualdades econômicas no Brasil.
- Mapa político do Brasil e do estado com capitais estaduais e federal (Brasília)
- Regime (Político democrático (eleições, liberdade de expressão e associação) e distinção de regimes autoritários).
- Instâncias Administrativas e suas competências ( federal, estadual, e municipal).
- Direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.
- Direitos civis, políticos, sociais, trabalhistas e previdenciários garantidos pela Constituição e pela Legislação Brasileira como exercício da cidadania.
- Brasil e suas regiões (localização, relevo, vegetação, clima, hidrografia, fauna, flora, atividades econômicas e culturais).

LITERATURA INFANTO JUVENIL

1º ao 4º Período

OBJETIVO:
Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, através de diversos portadores de textos, formando leitores críticos que contribuam na aquisição de conhecimentos, valores e consciências.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS;

• Contar histórias de formas variadas (recontos, fantoches, histórias mudas com fatos, com livros (texto ou imagens), livros antigos e modernos (discos e fitas)
• Pesquisas junto à comunidade sobre histórias “antigas”
• Produzir histórias, mudando as personagens.
• Entrevistar alguém caracterizado (príncipe, princesa, bruxa...).
• Montagem de mural.
• Estudar a história, passando textos clássicos para tempos modernos.
• Escrita da história e ilustração (elaboração de livros).
• Trabalhar outras versões de determinada história.
• Dramatizar.
• Criar cenários relativos às histórias.
• Criação de maquetes.
• Musicar a história.
• Elaboração de cartas às personagens.
• Confecção de roupas/recorte e colagem/máscaras.
• Modelagem / pintura.
• Gravar a fala dos alunos imitando os personagens e contando histórias.
• Contar a história nas outras salas.
• Baile com personagens.
• Listar os personagens, caracterizando-as.
• Dobraduras.
• Quebra-cabeças.
• Tipos de moradias das personagens.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA

1º ao 4º Período
OBJETIVO:
Propor um programa de atividades baseado em princípios éticos e espirituais que possam ser vivenciados na instituição educativa ,tornando-se um elemento indispensável para construção de uma realidade melhor , percebendo que as representações do


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• Riqueza das diferenças
• Participar é crescer junto com os outros
• A felicidade somos nós que conquistamos
• O valor da liberdade e dignidade humana
• Na diferença nos completamos
• A paz começa em cada um de nós
• Diferentes percepções do conceito de violência
• Tipos de violência
• Violência contra a mulher
• Atitudes que promovem a paz entre as pessoas no mundo
• Valorização da Vida
• Prevenção contra as drogas
• Valorização do Corpo (prevenção de DSTs E AIDS)
• Prevenção de gravidez indesejada
• Construção da idéia do Transcedente no espaço e no tempo
• O Transcedente na vida das pessoas
• Princípios norteadores do comportamento ético individual
• Conceito de liberdade
• Conseqüências de suas ações individuais ou coletivas em relação aos valores humanos ou à natureza
• Fé e Vida: coerência entre o que se acredita e o que se vive
• A espiritualidade e a busca do auto conhecimento

ARTES

1º ao 4º Período
OBJETIVOS
Propiciar situações para que o aluno se expresse a partir do seu esquema corporal e de sua relação com o espaço e o tempo, ampliando as experiências sensoriais, afetivas, intelectuais, a fim de facilitar a compreensão da arte na vida do homem, incluindo também a Educação Afro-Brasileira.

CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS

• DESENHO
- Rabisco
- Desenho livre
- Lápis de cera
- Giz molhado
- Desenho com carvão
- Lápis de cera e lixa
- Lápis de cera e vela
- Desenho com cola
- Desenho com história

• PINTURA
- Pintura de dedo
- Pintura de sopro
- Pintura com bucha
- Pintura espontânea
- Pintura com anilina
- Pintura com flores da natureza
- Pintura com papel crepom
- Pintura com barbante
- Pintura com guache
- Pintura com água sanitária
- Pintura com escovinha
- Carimbos com legumes e frutas

• RECORTES E COLAGENS
- Colagens com aparas de lápis
- Forminhas de doce
- Pau de picolé
- Fósforo
- Papel colorido
- Cereais
- Sucatas
- Farinha de mandioca e serragem
- Retalho
- Barbante
- Papel amassado
- Macarrão
- Lã

• DOBRADURA, ORIGAMI, MÓBILI, MAQUETES
- De acordo com os temas estudados

• MODELAGEM
- Massinha
- Argila
- Papel Machê
- Gesso
- Sabão

• SUCATA
- Garrafas plásticas
- Latinhas de refrigerantes
- Copinhos de iorgute
- Caixinhas
- Embalagens
- Canudinhos
- Cartela de ovo
- Papeis variados
- Pau de fósforo, picolé
- Tampinhas
- Pedaços de madeira
- Arame
- Prego, etc.

• FANTOCHE
- Máscara
- Vara
- Dedo
- Saquinho de papel
- Fantoches que mexem com a boca
- Papelão
- Balões
- Copos plásticos

• MÚSICA
- Folclóricas
- Confecção de instrumento de bandinha
- Interpretação de músicas
- Músicas criadas pelos alunos

• ARTES CÊNICAS
- Dramatização
- Datas comemorativas
- Mímica
- Pantomima
- Dança

8 -BIBLIOGRAFIA:
PCNs
Proposta Curricular – EJA/MEC ( 1º Segmento)

http://www.fic.unis.edu.br/

Trabalho do Prof. Felipe

Data da apresentação: 30/05/2011


Equipe 1
Tema: Poríferos
Alunas: Larissa e Fernanda Soares.


Equipe 2
Tema: Celenterados
Alunas: Fabiana, Renata e Thaís.


Equipe 3
Tema: Platelmintos e Nematoda
Alunas: Carla e Aline.


Equipe 4
Tema: Anelídeos
Alunas: Auanna e Fernanda Silva.


Equipe 5
Tema: Astrópodes
Alunas: Solange, Fátima e Sabrina.


Equipe 6
Tema: Moluscos
Alunas: Filomena e Cristina.


Equipe 7
Tema: Equinodermos
Alunas: Andréa e Patrícia.


Equipe 8
Tema: Peixes cartilaginosos e peixes ósseos
Alunas: Danny, Ana Maria e Hilmara.


Equipe 9
Tema: Anfíbios
Alunas: Débora, Micheline e Jussara.


Equipe 10
Tema: Répteis
Alunas: Wanderléa e Cirley.


Equipe 11
Tema: Aves
Alunas: Leíz, Carine e Luciana.


Equipe 12
Tema: Mamíferos
Alunas: Cida e Lourdes.