terça-feira, 19 de julho de 2011

FIQ 2011


No próximo domingo, dia 3 de julho, às 10h, o FIQ abre o calendário de atividades de sua 7ª edição promovendo oFlash Mob de quadrinhos. Lembrando que no domingo, sincronizado com o flash mob, o site será atualizado para finalmente matar as curiosidades pela a logomarca de 2011, desenhada por Maurício de Sousa, artista homenageado deste ano.


Aproveitando o período de férias escolares, durante todo o mês de julho a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove diversas oficinas nos Centros Culturais e Bibliotecas Públicas da PBH, ministradas pelos quadrinistas Chantal Herskovic e Vitor Cafaggi, e por Samuel Medina, graduado em Letras pela UFMG. As inscrições, que já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas via telefone ou pessoalmente no local de realização de cada oficina (ver quadro programação).

Além das oficinas, no dia 30 de julho estão agendadas outras duas atividades – “Conversa em quadrinhos” e “Clube de Leitura”, ambas acontecem na Gibiteca Gobbo da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

“As atividades envolvendo os quadrinhos – oficinas, clubes de leitura, empréstimo de livros e revistas, atraem um público muito especial, difícil de ser conquistado para as bibliotecas, que são os jovens. Os gibis, na especificidade de sua linguagem, unindo texto e imagem, colocam a leitura no cotidiano de muitas pessoas e, por isso, nas bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, o FIQ acontece o ano inteiro, todos os dias”, explica Fabíola Farias, chefe do Departamento de Bibliotecas e Promoção da Leitura da FMC.

Mais informações no site http://fiqbh.com.br

Lançamento


O autor é o cataguasense Tadeu Costa que fixou sua residência na cidade de São Paulo a mais de trinta anos.
Tadeu conta às crianças lembranças de sua família através de Clara, uma menina muito simpática.
A ilustração, muito bonita, é do próprio Tadeu. Vale a pena dar de presente para nossas crianças.O livro está a venda na Livraria Cultura, na Av. Astolfo Dutra, nº 25, loja 05, em frente ao Hotel Beville.
Boa leitura!

Ficha técnica

Título: Eu não sei de qual África veio o meu bisavô!
Autor: Tadeu Costa
Editora: Lazuli editora - Companhia Editora Nacional
Capa: Tadeu Costa
1ª edição

FIC promove excursão: Fotos


Acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e História, estudantes da pós-graduação de Língua, Linguagem e Literatura e professores da FIC e do Colégio de Aplicação, visitaram o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo e o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico de Monteiro Lobato, em Taubaté.
( Excursão realizada em 16/04 )





Aniversários...




Nunca é tarde para desejar "parabéns"!!!! rsrsrsrsr

Direto da biblioteca...


A Outra Face - História de Uma Garota Afegã


Este livro de ficção da escritora canadense Deborah Ellis, baseada em uma história real, mostra parte da infância de Parvana, uma menina de onze anos que mora em Cabul e trabalha disfarçada de menino para sustentar sua família. O livro retrata, com sensibilidade, o sofrimento das mulheres afegãs durante o regime que o Talebã impôs ao Afeganistão e já foi lançado em diversos países. Além de escritora, Deborah Ellis é ativista política e visitou acampamentos de refugiados afegãos na Rússia e no Paquistão em 1999, quando ouviu o relato sobre a menina que lhe inspirou o livro. Parvana é um nome fictício.

( Indicação da Prof. Rosaide )

FIC no Facebook


As Faculdades Integradas de Cataguases contam com mais uma ferramenta de divulgação: o Facebook. Acesse o nosso perfil agora mesmo e fique por dentro de tudo o que acontece na instituição.

Início do 2º semestre Letivo


Atenção!
O período letivo do segundo
semestre/2011 será iniciado
no dia 02/08/2011 (terça-feira).

3º Letras (in) Foco


Com o objetivo de aprofundar e refletir sobre temas da atualidade, foi realizado o 3º Letras (in) Foco do Curso de Letras do Grupo UNIS/FIC, no Centro Cultural Humberto Mauro...

O que aprendemos com os gansos...

Livro - O Que Podemos Aprender Com Os GansosProblemas que poderiam ser resolvidos rapidamente, muitas vezes se agravam, a ponto de causar rupturas nas relações pessoais. Quando o caldo entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação com respeito às reais necessidades e expectativas a serem atendidas por ambas as partes. Por isso, as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade em uma empresa são: em primeiro lugar a comunicação. Em segundo lugar a comunicação e em terceiro lugar a comunicação. O livro O Que Podemos Aprender com os Gansos traz incríveis histórias com significados que nos levam a pensar e repensar sobre nossos atos, descobrindo novos caminhos para diversas situações. Ao final de cada narrativa, um comentário do autor.

(Indicação da Prof. Edna)

Direto da biblioteca...

A Psicanálise dos Contos de Fadas
Autor: Bettelheim, Bruno
Editora: Paz e Terra
Categoria: Psicologia / Psicologia

Em "A Psicanálise dos Contos de Fadas", Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, arrancando-lhes seu verdadeiro significado. O autor mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.

(Indicação da Prof. Edna)