quarta-feira, 17 de março de 2010

Sessão Pipoca...

FILME:
O Enigma das Cartas - House of Cards

Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.

O filme faz uma boa caracterização do autismo regressivo e apesar de algumas idéias fantasiosas á respeito dos usos do computador, vale a pena pelas informações que traz e pela ótima atuação dos atores principais.
É um filme de muita sensibilidade. Para quem gosta de assuntos ligados à psicologia será um prato cheio. Creio que, mesmo quem não se encante muito com o gênero, ainda assim gostará. O que mais me chamou a atenção foi a menina, que apesar de autista, é muito inteligente, ou até superdotada. Vale a pena conferir!

*Trabalho da professora Mª Cecília (Pscicologia do Desenvolvimento), fazer um resumo do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário