Textos:
*Os estudos do desenvolvimento
*Aspectos e fases do desenvolvimento
*Teoria de Piaget
*Quadro de psicologia do desenvolvimento
*Desenvolvimento psicossexual
*
***CHUVA DE IDÉIAS***
* FREUD ( Infoque no lado sexual)
*FASE ORAL: de O a 2 anos
Sentar, engatinhar, andar
(desenvolver a coordenação motora)
*FASE ANAL: de 2 a 3 anos
controle dos esficteres
(desenvolver o controle dos esficteres)
Persiste o egocentrismo
A criança é autocentrica
A coisa mais importante é adquirir a fala
*FASE FÁLICA: de 3 a 6 anos
Intensidade da sexualidade
Diferença dos sexos, vivencia o complexo de "edipo" ( menino se atrai pela figura materna, menina se atrai pela figura paterna, criança se identifica com o pai do memo sexo)
Sentar, engatinhar, andar
(desenvolver a coordenação motora)
*FASE ANAL: de 2 a 3 anos
controle dos esficteres
(desenvolver o controle dos esficteres)
Persiste o egocentrismo
A criança é autocentrica
A coisa mais importante é adquirir a fala
*FASE FÁLICA: de 3 a 6 anos
Intensidade da sexualidade
Diferença dos sexos, vivencia o complexo de "edipo" ( menino se atrai pela figura materna, menina se atrai pela figura paterna, criança se identifica com o pai do memo sexo)
Noção das regras, amadurecimento neurofisiológico
Essa fase tem fim na alfabetização
*FASA LATENCIA: de 6 a 10 anos
A criança tem um comportamento onde é mais fácil conviver
Está socializada, sabe dividir
Está interiorizada com as regras
Tem interesse em aprender
Tem interesse em aprender
*FASE GENITAL: de 11 anos até o fim da vida
Maior vínculo da realidade
Mudança comportamental e desenvolvimento sexual
Construção da identidade
Alcance da maturidade sexual
PUBERDADE: de 11 a 13 anos
ADOLESCENCIA: de 14 até os 25 anos
***********************************
*PIAGET ( Infoque intelectual/cognitivo(motricidade))
*PERÍODO SENSORIO-MOTOR: de O a 2 anos
sensação e movimento
*PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO: de 3 a 5 anos
Desenvolvimento dos recursos que possibilitam suas operações
(coordenação motora, capacidade de associação de idéias)
*PERÍODO DE OPERAÇÕES CONCRETAS: de 6 a 10 anos
Período da aprendizagem, da alfabetização
A criança é de fácil motivação
*PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS: após os 11/12 anos
Criação de hipótese, solução para tudo
A criança cocloca a "mão na massa", há assim a assimilação e acomodação.
Ela constroi o próprio conhecimento
Ela tenta, experimenta, infrenta o novo
Processa os novos conhecimentos, assomila aos outros conhecimentos
pré-estabelecidos e assim acomodam esses novos saberes.
Experiência = assimilação = cria um conflito = acomodação =
adaptação = constroi um esquema = equilibrio
Segue abaixo "Nova apostila de Psicologia"
Segue abaixo "Nova apostila de Psicologia"
Nenhum comentário:
Postar um comentário