sábado, 28 de agosto de 2010

Projeto Laboratório Pedagógico

Hoje, no sábado letivo, a prof. Bete apresentou a proposta do Laboratório Pedagógico para as alunas do curso de Pedagogia. Esse projeto irá possibilitar nossa prática pedagógica e ampliar nossos conhecimentos.
A proposta do Laboratório pedagógico
lDisciplinas: Metodologias do Ensino / Prática de Formação Docente / Gestão na sala de aula

lPúblico Alvo: Alunos, técnicos, educadores e docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e demais licenciaturas, bem como alunos e professores de outras instituições com a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas nas áreas de Metodologia de Ensino no Curso de Pedagogia .
Participantes
lAcadêmicos do Curso de Pedagogia, demais licenciaturas e interessados.
Horários de encontros
lUma vez na semana por 02 horas
Laboratório Pedagógico
lJustificativa: A importância de espaços onde a teoria não se limita as quatro paredes da sala de aula se justifica hoje, com base na necessidade de estarmos sempre na busca constante das verdades, que permeiam as relações humanas e as reais necessidades deste mesmo homem.
Objetivos específicos
lConstituir-se em um espaço de reflexão e produção de práticas pedagógicas envolvendo docentes e discentes , bem como profissionais ligados à educação da cidade.
l Tornar-se um espaço de intercâmbio com outras instituições educativas por meio de atividades integradas e articuladas a projetos e cursos de extensão, eventos acadêmicos, etc.
lProporcionar um espaço físico equipado e adequado à organização de acervo, bem como à realização de pesquisas de atualização, aperfeiçoamento, especialização e demais atividades de extensão.
lPossibilitar a construção dos jogos e refletir sobre sua devida utilização.
lFormatar e viabilizar cursos e oficinas de confecção de material didático pedagógico realçando sua aplicabilidade em sala de aula, para os alunos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases e professores da rede pública e privada da comunidade local e de outras que porventura vierem a se interessar.
lEstruturar o Laboratório de Práticas pedagógicas, privilegiando as propostas de Pesquisa, Ensino e Extensão das Faculdades Integradas de Cataguases.
lMediar e incentivar os alunos do curso de Pedagogia para o Exercício em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, professores da rede pública e privada na construção do conhecimento teórico e da importância da vivência prática da sala de aula.
Desenvolvimento
lO Laboratório Pedagógico pretende constituir-se num rico suporte na formação profissional, cujo projeto, aplicado na forma de atividade de pesquisa, ensino e extensão, tem o objetivo de qualificar o futuro profissional da educação propiciando fortalecer seu embasamento pedagógico para que possam elaborar e implementar projetos adequados às necessidades de seus futuros alunos e também estabelecer um fluxo entre conhecimento acadêmico e popular, promovendo ações de estímulo ao desenvolvimento da sociedade.
lO Laboratório Pedagógico estimulará a reflexão sobre o exercício de ensinar, tendo como base autores renomados em alfabetização, teorias do desenvolvimento e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI )
lFreinet (aula passeio, texto livre, jornais)

Freinet
l04 eixos: cooperação para construir o conhecimento comunitária
lA comunicação: formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo
lA documentação: chamado livro da vida

para registros diários de fatos históricos

lAfetividade: vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento

Desenvolvimento
·Constituído como um canal de diálogo no espaço das FIC com as demais instituições , favorecerá a criação de momentos e espaços de trabalho conjunto, interdisciplinar e intra-institucional.

A história social da infância
lSociedade tradicional = A infância era reduzida ao seu período mais frágil
l“A criança aprendia coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-las”
lHavia uma paparicação para os muito pequenos. Morte era muito comum.Uma outra criança a substituia
lA criança permanecia no anonimato
lRousseau “descobre” e valoriza a infância
lDeixa de se vestir como adulto e brinca com cavalinhos de pau, piões e passarinhos
lSociedade industrial = a escola subltituiu a aprendizagem como meio de educação
O Brincar
lNão se pode dizer que o brincar leva a qualquer tipo de aprendizagem. Brincar é diferente de aprender. O brincar é importante por duas razões: para a criança, o brincar é importante para a expressão de seus interesses e a comunicação com outros e, para o adulto, o brincar é importante para observar o objeto ou situação de interesse da criança e, posteriormente, planejar atividades que de fato representem situações que envolvem a criança.
Aprender brincando
lQuando a criança aprende pelo brincar?
lTMK – Quando, por exemplo, pula corda e aprende diferentes formas de fazê-lo, quando pula junto com outra criança ou pula no ritmo de cantigas. Nesse processo pode aprender inúmeras habilidades inerentes à própria brincadeira. Pode aprender, também, quando experimenta novas regras na brincadeira com outras crianças.
O brinquedo simbólico
lO brincar é importante para a criança expressar significações simbólicas. Pelo brincar a criança aprende a simbolizar. Ao assumir papéis, ao usar objetos com outras finalidades para expressar significações, a criança entra no processo simbólico. O brincar auxilia o desenvolvimento simbólico. Mas não se trata de entender o símbolo como exercício ou cópia de letras e números em práticas de uso do brinquedo no ensino formal. A criança, ao brincar de fazer compras no mercado, desenvolve a linguagem verbal e quando dispõe de um ambiente preparado, com embalagens de caixas de mantimentos, refrigerantes com rótulos que indicam o nome dos produtos, e utiliza dinheiro que constrói como moeda de troca, vai penetrando no mundo letrado e gradativamente avançando no processo de simbolização, conhecido como emergência, no letramento.
Aprendizagem
lAprendizagem ocorre também quando a criança no brincar, aprende o roteiro ou guia que subsidia a brincadeira. Para brincar de casinha, é preciso que os parceiros saibam definir os personagens, o que cada um vai fazer, qual cenário deve ser utilizado. Para qualquer brincadeira imaginária as crianças utilizam guias que lhes permitem compartilhar temas, personagens e sequências de ações. A aprendizagem desses guias implica na capacidade de “leitura da mente do outro”, a entrada na subjetividade do outro e atenção para a sequência das ações que complementam o brincar coletivo.
O brinquedo
lHá teorias como a piagetiana, que correlaciona a fase do desenvolvimento ao tipo de jogo. Dessa forma, há jogos para a fase senso-motora que estimulam o movimento (carrinhos para puxar, chocalhos); para a fase simbólica, os brinquedos que se relacionam com o desenvolvimento simbólico, incluindo aspectos da afetividade (bonecas, bichinhos de pelúcia,) e objetos do mundo tecnológico (geladeira, computador); para a fase operatória, os brinquedos que possibilitam agir para ver os resultados, como os jogos de tabuleiro. Há ainda jogos que despertam a vertente social, como os jogos de sociedade, em que se brinca junto e se partilha situações postas pelo jogo, e os jogos de construção, que levam a criança a construir desde um bolo de areia até um avião com detalhes de aerodinâmica. Em cada uma dessas modalidades a criança aprende ao agir sobre o objeto, produzindo cultura lúdica.
Matemática
lManipulando e brincando com materiais como bola, cubo e cilindro montando e desmontando cubos e cilindros, a criança estabelece relações matemáticas e adquire noções primárias de física e metafísica
Excessos
l“Se quisermos aproveitar o potencial do jogo como recurso para o desenvolvimento infantil, não poderemos contrariar sua natureza, que requer a busca do prazer, a alegria, a exploração livre e o não constrangimento”.

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