segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Reciclagem de latinhas de alumínio


No Brasil, a reciclagem de alumínio é um sucesso. O país ocupa o primeiro lugar no ranking do índice de reciclagem de latas de alumínio, com 94,4% do material consumido sendo reaproveitado (dados de 2006).
A nossa turma do curso de Pedagogia 2009/2012 entrou na onda da reciclagem durante as aulas de Educação Ambiental do Prof. Dinário. Nossas alunas estão trabalhando em um projeto de reciclagem, e o lucro do alumínio recolhido será revertido para o fundo de formatura.

Para as indústrias, a reciclagem do alumínio tem vantagens óbvias na economia de energia. Para os que lutam contra a degradação do meio ambiente, reciclar alumínio evita que essa latinha seja jogada na natureza. O alumínio pode demorar de 100 a 500 anos para se degradar totalmente. Além disso, ele é 100% reciclável, poupando assim, a extração de 700 mil toneladas de bauxita. Os problemas do aquecimento global também são amenizados com a reciclagem, já que o processo emite apenas 5% do gás carbônico que emitido na produção do alumínio primário.

A reciclagem de latas de alumínio é dividida em dez etapas. O alumínio não se degrada durante o processo, e pode ser usado para o mesmo fim, ao contrário das garrafas plásticas que, depois de recicladas não podem guardar alimentos. O seu valor residual é alto, mais nobre do que o de outros materiais reutilizáveis, tornando-se uma fonte de renda para os seus coletores. Para se ter uma ideia desse valor, a sucata de latas de alumínio vale atualmente 33 vezes mais do que as de aço e 55 vezes mais que as garrafas de vidro. Desde a produção da latinha na fábrica até a sua volta aos centros de reciclagem, o tempo é de dois meses.

Passo-a-passo da reciclagem de latinhas

  1. COMPRA
    O consumidor compra as latinhas de alumínio no supermercado.
  2. CONSUMO
    Depois de usada, a lata vazia é levada aos postos de coleta ou então vendida aos sucateiros, que ganham mais ou menos R$ 3,00 para cada grupo de 75 latinhas.
  3. COLETA
    Nesses locais, as embalagens são prensadas com todas as suas partes (corpo, tampa e anel).
  4. PRENSAGEM
    Neste estágio, as latas são prensadas novamente. Desta vez, em grandes fardos, como são chamados os “pacotes” volumosos e pesados, fáceis de serem transportados.
  5. FUNDIÇÃO
    As latinhas são derretidas em fornos especiais para latas de alumínio.
  6. LINGOTAMENTO
    Aqui, todo o material é transportado em lingotes fundidos sob a forma de tiras, apropriadas para a transformação.
  7. LAMINAÇÃO
    Os lingotes passam por um processo de deformação plástica no qual o material passa entre rolos e se transforma em bobinas de alumínio.
  8. NOVAS LATAS
    As bobinas são usadas para fazer novas latinhas.
  9. ENCHIMENTO
    Na fábrica de bebidas, as latas passam por um processo de enchimento para ganhar aquele tradicional formato “oco” que conhecemos.
  10. CONSUMO
    Depois, as latas são distribuídas mais uma vez aos pontos de venda, fechando o ciclo de reaproveitamento do alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário