Novos Cursos de Extensão
As Faculdades Integradas de Cataguases atenta às exigências do mercado, oferecem Cursos de Extensão em diversas áreas para o 1º semestre de 2011.
Confira:
I. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – básico 1 – Nível A
• Professores: Érica Alves Barbosa Medeiros Tavares (Mestranda - JF)
José Arthur de Almeida Castro (Instrutor surdo)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Valor: 3 parcelas de 35,00 (mínimo de 25 alunos)
• Carga horária: 60 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Valor: R$ 25,00 (mínimo de 20 alunos)
• Início: 19/03
• Datas das aulas: 19/03;02/04;16/04;30/04;14/05;28/05;11/06; 25/06; 09/07; 30/07
• Objetivo geral: promover a aprendizagem dos aspectos básicos da Língua de Sinais em âmbitos teóricos e práticos.
• Objetivos específicos: reconhecer a importância da aprendizagem da Língua de sinais como um dos instrumentos básicos para a educação e vivência de Surdos;
analisar os aspectos sociais, políticos e implicações metodológicas de ensino na educação de Surdos; reconhecer a Surdez como uma condição da perda auditiva com atribuições sociais e não patológicas;
• Ementa: Noções e aprendizado básico de Libras. Características fonológicas. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos áudio-visuais. Prática de Libras: desenvolvimento da expressão visual-espacial e ampliação do conhecimento da cultura do mundo dos surdos.
II. O TEATRO NO COTIDIANO ESCOLAR
• Professor: Eric Araújo (Ator profissional e diretor do Grupo de Teatro Pera)
• Modalidade: transdisciplinar
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e comunidade.
• Carga horária: 08 horas
• Periodicidade: único encontro.
• Horário: 8:00 às 12:00 h
• Data: 09/04/2011
• Objetivo geral: utilizar as técnicas teatrais com o objetivo de estabelecer integração entre professor e aluno, a fim de obter boa convivência e aprendizagem.
Objetivos específicos: estimular o professor a utilizar o teatro como ferramenta didática em seu cotidiano.
• Ementa: O desenvolvimento da percepção auditiva, vocal, visual, espaço-temporal, psicomotora, sócio-emocional através dos jogos teatrais no cotidiano escolar. A linguagem teatral como recurso de integração e facilitadora da aprendizagem.
III. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E LEITURA: ALICERCES PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
• Professora: Andréa Vicente Toledo Abreu (Mestre)
• Público-alvo: profissionais da educação, graduandos de modo geral e interessados.
• Modalidade: Interdisciplinar
• Carga horária: 40 horas
• Periodicidade: quinzenal (aos sábados, na FIC)
• Horário: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 h
• Início: 02/04/2011
• Término: 09/07/2011
• Datas das aulas: 02/04; 16/04; 30/04; 14/05; 28/05; 11/06; 25/06; 02/07; 09/07
• Objetivo geral: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, oferecendo aos educadores da Educação Infantil e Fundamental a oportunidade de tornar as tecnologias aliadas no incentivo à leitura e à escrita.
• Objetivos específicos: aproximar as novas tecnologias de informação e comunicação dos profissionais que lidam com o ensino; tornar os profissionais da educação aptos a utilizar de forma criativa e reflexiva a informática como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita; buscar, através de ferramentas educacionais, a integração de conhecimentos e a aprendizagem cooperativa; promover a integração entre estudantes de diversos pontos do país e do mundo.
• Ementa: Análise comparativa de autores sobre a influência das tecnologias na leitura e na escrita. As consequências da passagem da cultura oral para a cultura eletrônica sem a mediação da cultura letrada. As Tecnologias na Educação. Internet na sala de aula – explorando possibilidades de uso pedagógico. O uso de celulares, MSN, Twitter e similares para trabalhar a poesia. A internet como ferramenta de colaboração na escrita. Os perigos da rede. Estudo de casos. O uso do blog como ferramenta de incentivo à leitura e à escrita.
quarta-feira, 2 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário