terça-feira, 17 de maio de 2011

PROPOSTA CURRICULAR EJA- Prof. Magda Mazini

Proposta Curricular Municipal

“A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um ativismo cego”.
(Paulo Freire)

Equipe Pedagógica
EJA – 1º Segmento
2010

PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL
EJA – 1º SEGMENTO

1. APRESENTAÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos tem por base propostas curriculares adaptadas às realidades locais e necessidades específicas. Para que isso aconteça é necessário a conquista da autonomia pedagógica; agindo de modo planejado, estabelecendo objetivos e buscando alcança-los.

2. INTRODUÇÃO:
O planejamento é uma arte que se desenvolveu para melhorar a capacidade de intervenção das pessoas na sua realidade.
Na educação não é diferente. Nela o planejamento busca a intervenção mais eficiente do (a) professor (a), organizando melhor os recursos disponíveis: o tempo do professor (a) e dos alunos, o espaço físico, os materiais pedagógicos disponíveis, a experiência dos alunos, etc.
Hoje em dia, a palavra PLANEJAMENTO faz parte do nosso vocabulário diário e ocupa um lugar de destaque nos meios de comunicação.

3. FINALIDADES:
A EJA deve permitir aos alunos o exercício pleno da cidadania, o saber indispensável às suas ações que vão desde desempenhar uma profissão até participar de sua comunidade. Oportunizando aos alunos que não tiveram acesso à educação básica no tempo previsto.
Estabelecendo vínculos com:
- Estudo dos referênciais curriculares;
- Analise das Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Reflexão sobre o papel da escola e do professor para transformação de sua prática pedagógica;
- Adaptação das ideias principais presentes nos referênciais curriculares às necessidades locais no âmbito do estado / município ou da própria escola.

4. OBJETIVOS:
• Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem proporcionando acesso as demais modalidades de ensino básico e profissionalizante.
• Incorporar-se ao mundo do trabalho com melhores condições de desempenho e participação na distribuição da riqueza produzida.
• Valorizar a democracia, desenvolvendo atitudes participativas, conhecendo direitos e deveres da cidadania.
• Aumentar a autoestima, fortalecendo a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizando a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônio culturais da humanidade.
• Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.

5. METODOLOGIA
A concepção interacionista criada por Vygotsky, propõe uma visão em que as mudanças ocorridas no indivíduo estão ligadas à sua interação com a cultura e à história da qual faz parte.
A interdisciplinaridade é a busca de integração curricular que se realiza por meio da parceria e do diálogo entre os docentes e entre eles e seus alunos, buscando estabelecer as intenções e possibilidades de interface entre as disciplinas. Desse modo, cabe ao professor perceber os conteúdos das disciplinas não como fins em si mesmos, mas como instrumentos culturais para que os alunos avancem em sua formação global.
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma teoria de etapas, pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis.
O jovem e o adulto é concebido como um ser dinâmico, que a todo momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas.
Segundo o professor Howard Gardner, a metodologia de projetos propicia experiências cristalizadoras, pois ao encontrar “rotas alternativas” para a construção do conhecimento, contribui para identificar as competências e habilidades do indivíduo, identificando-as e elevando-as.
Paulo Freire empreendeu através de seu método uma forma de alfabetizar respaldada no diálogo e na conscientização, propiciando educandos motivados, desinibidos e confiantes.
Nessa perspectiva de prática educativa libertadora, o conhecimento é produzido pela conscientização, partindo da análise crítica da realidade existencial, empoderando os sujeitos para a tomada de decisão e para as ações transformadoras necessárias. A práxis humana para Freire é de fundamental importância, fazendo–se no processo reflexão-ação-reflexão.

6. SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
Avaliação compreendida como parte do processo educacional, portanto, contínua e processual, permite conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica.
A avaliação da aprendizagem possibilita ao docente definir prioridades e localizar quais aspectos de ações educacionais demandam maior apoio, fornecendo-lhe elementos para reflexão contínua sobre sua prática, criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo o grupo.
Para o aluno, a avaliação da aprendizagem deve ser o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, de suas dificuldades e de suas possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender, daí a importância de que faça sua autoavaliação.

7. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos:
A área de Língua Portuguesa abrange o desenvolvimento da linguagem oral e a introdução e desenvolvimento da leitura e escrita. Sendo assim ela deve propiciar situações comunicativas nas quais os educandos devem aprender a planejar e adequar seu discurso a diferentes situações formais e informais. Além de compreender e dominar mecanismos e recursos básicos, como o sistema de representação alfabética, a ortografia e a pontuação compreendendo suas diferentes funções sociais e conheçam as diferentes características que os textos podem ter.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Contar fatos e experiências cotidianas
• Recontar textos narrativos
- Nome e sobrenome dos alunos.
- Trabalho sobre siglas:
- Alfabeto (maiúsculo / minúsculo)
- Ordem alfabética
- Formação e ordenação de palavras e frases.
- Substantivo (próprio / comum)
- Separação silábica
- Classificação quanto ao número de sílabas
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação e interrogação)
- Antônimo
- Singular / Plural
- Feminino / Masculino
- Noção de Presente / Passado / Futuro

2º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Descrever lugares, pessoas, objetos e processos.
• Recitar ou ler em voz alta textos diversos.
- Escrita de textos solicitados em diferentes situações: preenchimento de cheques, recibos, formulários, anúncios, cartas, bilhetes, poesias, poemas, recados, produções de texto com e sem roteiro, etc.
- Ortografia.
- Ordem alfabética.
- Divisão silábica.
- Acentuação.
- Sinônimo/ Antônimo.
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação, interrogação, ponto e vírgula, dois pontos e travessão).
- Tipos de frases (interrogativa, exclamativa, negativa, afirmativa)
- Artigo.
- Substantivo (Próprios, Comuns, Coletivos)
- Flexão do Substantivo (gênero, número e grau)
- Substituição do nome pelo pronome
- Adjetivo
- Verbo (passado/ presente/ futuro)
- Concordância nominal e verbal

3º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Acompanhar leituras em voz alta feita pelo professor.
• Responder perguntas utilizando conhecimentos novos.
- Linguagem escrita: textos variados (literários, humorísticos, quadrinhas, folclóricos, mitológicos, diários, receitas, cartas, cartões, diálogos, jornalísticos, informativos, poemas, fábulas, parlendas, contos, bilhetes, faturas e etc.)
- Produções de textos: espontâneo, dirigido e coletivo.
- Alfabeto (ordem alfabética)
- Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
- Encontro consonantal
- Dígrafo.
- Divisão silábica e classificação.
- Acentuação. e sílaba tônica
- Plural/Singular
- Pontuação (ponto final, vírgula, exclamação, interrogação, ponto e vírgula, dois pontos e travessão).
- Tipos de frases
- Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
- Gênero e grau do substantivo
- Artigo
- Numeral
- Adjetivo
- Pronomes
- Ortografia

4º PERÍODO
- Linguagem oral:
• Perceber a distinção entre definir e exemplificar
• Dar exemplos de conceitos e enunciados
• Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
- Linguagem escrita: textos variados (literários, humorísticos, quadrinhas, folclóricos, mitológicos, faturas, diários, receitas, cartas, bilhetes, cartões, diálogos, jornalísticos, informativos, poemas, fábulas, parlendas, contos, etc)
- Produções de textos: espontâneo, dirigido e coletivo
- Alfabeto (ordem alfabética)
- Encontro vocálico (ditongo, tritongo, hiato)
- Encontro consonantal
- Dígrafo
- Divisão silábica e classificação
- Plural/Singular
- Pontuação
- Tipos de frases
- Substantivo (comum, próprio, coletivo, primitivo, derivado, simples, composto)
- Gênero e grau do substantivo
- Artigo
- Numeral
- Adjetivo
- Pronomes (reto, oblíquo, possessivo, demonstrativo, tratamento, indefinido)
- Preposição
- Acentuação e classificação
- Tempos verbais (modo indicativo)
- Concordância verbal/ nominal
- Sujeito e Predicado
- Ortografia

MATEMÁTICA

OBJETIVOS
• Propiciar ao aluno a compreensão do mundo que nos cerca, tanto em situações mais próximas, presentes na vida cotidiana, como naquelas de caráter mais geral.
• Formar pessoas que saibam fazer perguntas, que assimilem rapidamente informações e resolvam problemas utilizando processos de pensamento cada vez mais elaborados.
• Desenvolver capacidades intelectuais para a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico aplicados na vida prática.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

1º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Conceito de número
- Números naturais até 100
- Antecessor / Sucessor
- Seqüência numérica
- Leitura e escrita de números
- Números pares e ímpares
- Decomposição de números (unidade / dezena / centena)

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Operações (adição / subtração)
- Uso da calculadora
- Situações-problema
- Cálculos mentais (sempre envolvendo os conteúdos trabalhados)

• Sistema de medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (calendário / horas)

• Geometria no cotidiano
- Triângulo, quadrado, retângulo, círculo

2º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 1.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Seqüência numérica
- Números pares e ímpares
- Decomposição dos números (introduzir unidade de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto

• Numeração Romana

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração
- Situações-problema
- Cálculos mentais (sempre envolvendo os conteúdos trabalhados)

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Introdução da divisão e multiplicação
- Metade / Dobro / Triplo
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados
- Cálculos mentais

• Sistema de Medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (calendário / horas)

• Geometria no cotidiano:
- Formas geométricas
3º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 10.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Decomposição dos números (introduzir dezena de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto
- Números pares e ímpares

• Numeração Romana

• Números Ordinais

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Algoritmos da adição divisão e multiplicação
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Sistema de medidas:
- Sistema monetário
- Medida de tempo (Calendário / horas)
- Medida de comprimento

• Geometria no Cotidiano:
- Sólidos Geométricos
4º PERÍODO

• Números naturais e sistema decimal de numeração:
- Números naturais até 100.000
- Antecessor / Sucessor
- Leitura e escrita dos números
- Decomposição dos números (introduzir centena de milhar)
- Valor Relativo / Valor Absoluto
- Números pares e ímpares

• Números primos

• Números racionais: representação decimal
- Números decimais
- Frações (leitura, escrita, classificação, comparação, equivalência, adição, subtração, multiplicação, divisão)

• Porcentagem

• Adição e subtração com números naturais:
- Algoritmos da adição, subtração
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Multiplicação e divisão com números naturais:
- Algoritmos da divisão e multiplicação
- Situações-problema envolvendo os conteúdos trabalhados

• Sistema de medidas:
- Noções de medida de volume
- Noções de medida de massa

CIÊNCIAS
OBJETIVOS:
Propiciar o acesso a informações relativas às vivências de cada aluno, estimulando o interesse para abordagens mais abrangentes sobre a realidade, com espírito investigativo e de interesse pelo debate de ideias.
Valorizar a vida e sua qualidade como bens pessoais e coletivos, desenvolvendo atitudes responsáveis com relação à saúde,à sexualidade e à educação das gerações mais novas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
1º PERÍODO
1- Corpo Humano e suas necessidades

- Partes do corpo
-Preservação do indivíduo (hábitos de higiene, nutrição, saneamento básico,prevenção de doenças, lazer e qualidade de vida)
- Órgãos dos sentidos (cuidados necessários para sua preservação)

2- Os seres humanos e o meio ambiente

- Hábitos de conservação
- Poluição ( degradação ambiental: rios,solos e ar)
- Reciclagem

2º PERÍODO

1- Recursos Naturais
- Água
- Ar
- Solo

2- Fatores de transformações ao meio ambiente
-Poluição
- Lixo/ Reciclagem/matéria-prima/produto industrializado
- Erosão
- Desmatamento / Queimadas


3- Seres Vivos e o Meio Ambiente

- Plantas
-Animais

3º PERÍODO
1- Universo
-Sistema Solar
- Corpos Celestes luminosos ( estrelas e cometas) e iluminados ( planetas e satélites)

2- Planeta Terra
- Movimentação da Terra ( Rotação e Translação)
- Gravidade
- Fases da Lua
- Estações do ano

3- Problemas Ambientas
- Principais conseqüências do desmatamento e queimadas
- Causas da poluição do ar e suas conseqüências
- Uso indiscriminado de agrotóxicos
- Causas e conseqüências da poluição das águas


4º PERÍODO
1. Desenvolvimento humano:
- Fases da vida ( infância até terceira idade)
- Prevenção de doenças ( campanhas de vacinação, doenças transmissíveis pela qualidade da água)
- Drogas: riscos do consumo provocando dependência física(tabaco,álcool,psicotrópicos)e , formas de tratamento

2. Sistemas do Corpo Humano
. Ósseo
. Muscular
. Digestivo
. Respiratório
. Excretor
. Circulatório
. Nervoso
. Reprodutor (DST/AIDS/Gravidez Precoce e Tardia/ Métodos de Contracepção)


HISTÓRIA/GEOGRAFIA
OBJETIVOS;
Fortalecimento da auto-estima dos alunos,afirmação de sua identidade como cidadãos de direitos e como seres produtivos e criativos, intelectualmente capazes, detentores e produtores de cultura, compreendendo a rememoração de sua história de vida, de seus projetos e expectativas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS;

1º Período
O Educando e o lugar de vivência.
- Solidariedade, diferenças socioculturais, de gênero e etnia presentes na sociedade.
- Árvore genealógica
- Bairro: localização histórico- geográfica
- Os municípios de origem e de moradia atual.
- Documentos de identificação pessoal e suas utilidades (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, título de eleitor, CPF e Carteira de Trabalho).
- O Mundo do Trabalho
- Trabalho Infantil
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Estatuto do Idoso.
- Meios de Transporte
- Meios de Comunicação.

2º Período.
Cultura e diversidade Cultural: do local para o global
- Conceito de cultura como fator dinâmico e plural.
- Povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil, seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território.
- Grupos étnicos africanos presentes no Brasil, enquanto elementos constitutivos do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
- Legislação que proíbe e pune a prática de racismo na sociedade brasileira.
- Manifestações artísticas da cultura popular.
- Patrimônio cultural e artístico dos povos.
- Os meios de Comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira e sua responsabilidade social.
- Cataguases
o Histórico.
o Atividades econômicas (indústria/ comércio, agricultura).
Paisagem geográfica.
o Governo Municipal (Executivo, Legislativo e Judiciário).
o Serviços públicos (abastecimento de água, iluminação, transporte, coleta de lixo, esgoto, telefonia, saúde, segurança, educação e impostos).
- Educação para o trânsito.

3º Período.
O Homem e o Meio Ambiente.
- Os espaços rural e urbano e suas atividades características.
- Formações vegetais existentes no território brasileiro (florestas, cerrado, caatinga, campos, vegetação costeira), principalmente a cobertura vegetal original do município.
- Hidrografia do município (mapas).
- Preservação do Meio Ambiente.
- Modelos de representação da terra: (globo terrestre, planisfério)
- Atmosfera terrestre, crosta e interior terrestre.
- Estado: Histórico, localização (mapas), Governo (Executivo, Legislativo e Judiciário)


4º Período.
As atividades produtivas e as relações sociais.
- Atividades econômicas em ramos (extrativismo, mineração, agricultura, pecuária, indústria, comércio, serviços).
- O desemprego
- O regime de trabalho escravo no Brasil.
- Regime de trabalho escravo na sociedade atual.
- Desigualdades econômicas no Brasil.
- Mapa político do Brasil e do estado com capitais estaduais e federal (Brasília)
- Regime (Político democrático (eleições, liberdade de expressão e associação) e distinção de regimes autoritários).
- Instâncias Administrativas e suas competências ( federal, estadual, e municipal).
- Direitos e deveres pessoais e coletivos no âmbito dos locais de moradia e trabalho, na escola, nos organismos políticos, associações etc.
- Direitos civis, políticos, sociais, trabalhistas e previdenciários garantidos pela Constituição e pela Legislação Brasileira como exercício da cidadania.
- Brasil e suas regiões (localização, relevo, vegetação, clima, hidrografia, fauna, flora, atividades econômicas e culturais).

LITERATURA INFANTO JUVENIL

1º ao 4º Período

OBJETIVO:
Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, através de diversos portadores de textos, formando leitores críticos que contribuam na aquisição de conhecimentos, valores e consciências.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS;

• Contar histórias de formas variadas (recontos, fantoches, histórias mudas com fatos, com livros (texto ou imagens), livros antigos e modernos (discos e fitas)
• Pesquisas junto à comunidade sobre histórias “antigas”
• Produzir histórias, mudando as personagens.
• Entrevistar alguém caracterizado (príncipe, princesa, bruxa...).
• Montagem de mural.
• Estudar a história, passando textos clássicos para tempos modernos.
• Escrita da história e ilustração (elaboração de livros).
• Trabalhar outras versões de determinada história.
• Dramatizar.
• Criar cenários relativos às histórias.
• Criação de maquetes.
• Musicar a história.
• Elaboração de cartas às personagens.
• Confecção de roupas/recorte e colagem/máscaras.
• Modelagem / pintura.
• Gravar a fala dos alunos imitando os personagens e contando histórias.
• Contar a história nas outras salas.
• Baile com personagens.
• Listar os personagens, caracterizando-as.
• Dobraduras.
• Quebra-cabeças.
• Tipos de moradias das personagens.

EDUCAÇÃO RELIGIOSA

1º ao 4º Período
OBJETIVO:
Propor um programa de atividades baseado em princípios éticos e espirituais que possam ser vivenciados na instituição educativa ,tornando-se um elemento indispensável para construção de uma realidade melhor , percebendo que as representações do


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• Riqueza das diferenças
• Participar é crescer junto com os outros
• A felicidade somos nós que conquistamos
• O valor da liberdade e dignidade humana
• Na diferença nos completamos
• A paz começa em cada um de nós
• Diferentes percepções do conceito de violência
• Tipos de violência
• Violência contra a mulher
• Atitudes que promovem a paz entre as pessoas no mundo
• Valorização da Vida
• Prevenção contra as drogas
• Valorização do Corpo (prevenção de DSTs E AIDS)
• Prevenção de gravidez indesejada
• Construção da idéia do Transcedente no espaço e no tempo
• O Transcedente na vida das pessoas
• Princípios norteadores do comportamento ético individual
• Conceito de liberdade
• Conseqüências de suas ações individuais ou coletivas em relação aos valores humanos ou à natureza
• Fé e Vida: coerência entre o que se acredita e o que se vive
• A espiritualidade e a busca do auto conhecimento

ARTES

1º ao 4º Período
OBJETIVOS
Propiciar situações para que o aluno se expresse a partir do seu esquema corporal e de sua relação com o espaço e o tempo, ampliando as experiências sensoriais, afetivas, intelectuais, a fim de facilitar a compreensão da arte na vida do homem, incluindo também a Educação Afro-Brasileira.

CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS

• DESENHO
- Rabisco
- Desenho livre
- Lápis de cera
- Giz molhado
- Desenho com carvão
- Lápis de cera e lixa
- Lápis de cera e vela
- Desenho com cola
- Desenho com história

• PINTURA
- Pintura de dedo
- Pintura de sopro
- Pintura com bucha
- Pintura espontânea
- Pintura com anilina
- Pintura com flores da natureza
- Pintura com papel crepom
- Pintura com barbante
- Pintura com guache
- Pintura com água sanitária
- Pintura com escovinha
- Carimbos com legumes e frutas

• RECORTES E COLAGENS
- Colagens com aparas de lápis
- Forminhas de doce
- Pau de picolé
- Fósforo
- Papel colorido
- Cereais
- Sucatas
- Farinha de mandioca e serragem
- Retalho
- Barbante
- Papel amassado
- Macarrão
- Lã

• DOBRADURA, ORIGAMI, MÓBILI, MAQUETES
- De acordo com os temas estudados

• MODELAGEM
- Massinha
- Argila
- Papel Machê
- Gesso
- Sabão

• SUCATA
- Garrafas plásticas
- Latinhas de refrigerantes
- Copinhos de iorgute
- Caixinhas
- Embalagens
- Canudinhos
- Cartela de ovo
- Papeis variados
- Pau de fósforo, picolé
- Tampinhas
- Pedaços de madeira
- Arame
- Prego, etc.

• FANTOCHE
- Máscara
- Vara
- Dedo
- Saquinho de papel
- Fantoches que mexem com a boca
- Papelão
- Balões
- Copos plásticos

• MÚSICA
- Folclóricas
- Confecção de instrumento de bandinha
- Interpretação de músicas
- Músicas criadas pelos alunos

• ARTES CÊNICAS
- Dramatização
- Datas comemorativas
- Mímica
- Pantomima
- Dança

8 -BIBLIOGRAFIA:
PCNs
Proposta Curricular – EJA/MEC ( 1º Segmento)

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