segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Trabalho de Matemática.

CONTEÚDO E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 6º PEDAGOGIA

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 2º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Identificação das relações de semelhanças e diferenças quanto à forma dos sólidos geométricos

• Formas espaciais: cubo, bloco retangular prisma pirâmide, esfera, cilindro e cone
• Perceber em objetos e/ou em gravuras as formas variadas dos sólidos geométricos.
• Reconhecer dentre as formas espaciais as que rolam das que não rolam

EQUIPE 1 (Andréa, Carla Procópio e Patrícia)


Data de apresentação: 22/11/2011

Valor: 20 pontos

...........................................

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 4º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Reconhecer os elementos dos sólidos geométricos


• Elementos do sólido geométrico: vértice, face e aresta
• Construir o esqueleto de cubo, bloco retangular e pirâmide
• Construir sólidos geométricos a partir de planificações

EQUIPE 2 (Ana Maria Cristina, Danielle e Cirlei)

Data de apresentação: 22/11/2011

........................................

TEMA: Grandezas e Medidas

Ano de escolaridade: 4º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de medidas de comprimento

• m, cm, mm e km
• Utilizar em situações concretas de medir
• Reconhecer o perímetro como medida de contorno

EQUIPE 3 (Fernanda Soares, Larissa Roque e Sabrina)

Data de apresentação: 22/11/2011

....................................

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 4º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de medidas de massa



• g, kg e MG
• tonelada
• Utilizar em situações concretas de medir
• Reconhecer as grandezas de massa em situações contextualizadas

EQUIPE 4 (Maria Cristina, Filomena e Fernanda Soares)

Data de apresentação: 28/11/2011

..................................

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 2º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de capacidade


• litro e militro
• Relacionar a igualdade de capacidade de diferentes recipientes em experiências concretas

EQUIPE 5 (Hilmara, Auanna, Micheline)

Data de apresentação: 28/11/2011

.....................................

TEMA: Grandezas e Medidas

Ano de escolaridade: 4º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Identificação das unidades de medidas de tempo estabelecendo noções de duração



• horas, minutos e segundos estimativas com o tempo
• Ler horas utilizando relógio analógico e digital

EQUIPE 6 (Fabiana, Tháis Garcia, Débora Ventura)

Data de apresentação: 28/11/2011

.......................................

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 5º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Identificação das relações geométricas em formas planas


• Quadriláteros, triângulos e círculos
• Reconhecer figuras planas nas faces dos sólidos
• Compor e decompor figuras planas com material concreto

EQUIPE 7 (Carine, Luciana Gomes e Leiz)

Data de apresentação: 29/11/2011

....................................

TEMA: Espaços e forma

Ano de escolaridade: 5º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Percepção das relações geométricas em construções tridimensionais


• Construção de cubos
• Desenhar vistas observando empilhamentos
• Determinar a quantidade de cubos em empilhamento

EQUIPE 8 (Maria de Lourdes, Maria Aparecida e Aline)

Data de apresentação: 29/11/2011

....................................

TEMA: Grandezas e Medidas

Ano de escolaridade: 3º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Relacionamento das cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizando-as em resolução de problemas


• Sistema Monetário Brasileiro
• Troca de cédulas
• compra evenda
• Identificar a ação de comprar e vender em situações do dia a dia.
• Usar corretamente os nomes de cédulas

EQUIPE 9 (Jussara, Isis Carolina e Renata)

Data de apresentação: 29/11/2011

.....................................

TEMA: Tratamento da Informação
Ano de escolaridade: 4º Ano

COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno

• Interpretação de dados do cotidiano apresentados sob forma de tabela e gráficos



• Tabelas e Gráficos
• Ler e interpretar dados em tabelas e gráficos

EQUIPE 10 (Wanderlea, Maria Solange)

Data de apresentação: 29/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário