CONTEÚDO E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – 6º PEDAGOGIA
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 2º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Identificação das relações de semelhanças e diferenças quanto à forma dos sólidos geométricos
• Formas espaciais: cubo, bloco retangular prisma pirâmide, esfera, cilindro e cone
• Perceber em objetos e/ou em gravuras as formas variadas dos sólidos geométricos.
• Reconhecer dentre as formas espaciais as que rolam das que não rolam
EQUIPE 1 (Andréa, Carla Procópio e Patrícia)
Data de apresentação: 22/11/2011
Valor: 20 pontos
...........................................
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 4º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Reconhecer os elementos dos sólidos geométricos
• Elementos do sólido geométrico: vértice, face e aresta
• Construir o esqueleto de cubo, bloco retangular e pirâmide
• Construir sólidos geométricos a partir de planificações
EQUIPE 2 (Ana Maria Cristina, Danielle e Cirlei)
Data de apresentação: 22/11/2011
........................................
TEMA: Grandezas e Medidas
Ano de escolaridade: 4º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de medidas de comprimento
• m, cm, mm e km
• Utilizar em situações concretas de medir
• Reconhecer o perímetro como medida de contorno
EQUIPE 3 (Fernanda Soares, Larissa Roque e Sabrina)
Data de apresentação: 22/11/2011
....................................
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 4º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de medidas de massa
• g, kg e MG
• tonelada
• Utilizar em situações concretas de medir
• Reconhecer as grandezas de massa em situações contextualizadas
EQUIPE 4 (Maria Cristina, Filomena e Fernanda Soares)
Data de apresentação: 28/11/2011
..................................
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 2º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Utilização e relacionamento de unidades padronizadas de capacidade
• litro e militro
• Relacionar a igualdade de capacidade de diferentes recipientes em experiências concretas
EQUIPE 5 (Hilmara, Auanna, Micheline)
Data de apresentação: 28/11/2011
.....................................
TEMA: Grandezas e Medidas
Ano de escolaridade: 4º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Identificação das unidades de medidas de tempo estabelecendo noções de duração
• horas, minutos e segundos estimativas com o tempo
• Ler horas utilizando relógio analógico e digital
EQUIPE 6 (Fabiana, Tháis Garcia, Débora Ventura)
Data de apresentação: 28/11/2011
.......................................
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 5º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Identificação das relações geométricas em formas planas
• Quadriláteros, triângulos e círculos
• Reconhecer figuras planas nas faces dos sólidos
• Compor e decompor figuras planas com material concreto
EQUIPE 7 (Carine, Luciana Gomes e Leiz)
Data de apresentação: 29/11/2011
....................................
TEMA: Espaços e forma
Ano de escolaridade: 5º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Percepção das relações geométricas em construções tridimensionais
• Construção de cubos
• Desenhar vistas observando empilhamentos
• Determinar a quantidade de cubos em empilhamento
EQUIPE 8 (Maria de Lourdes, Maria Aparecida e Aline)
Data de apresentação: 29/11/2011
....................................
TEMA: Grandezas e Medidas
Ano de escolaridade: 3º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Relacionamento das cédulas e moedas que circulam no país, aos seus valores, utilizando-as em resolução de problemas
• Sistema Monetário Brasileiro
• Troca de cédulas
• compra evenda
• Identificar a ação de comprar e vender em situações do dia a dia.
• Usar corretamente os nomes de cédulas
EQUIPE 9 (Jussara, Isis Carolina e Renata)
Data de apresentação: 29/11/2011
.....................................
TEMA: Tratamento da Informação
Ano de escolaridade: 4º Ano
COMPETÊNCIAS
O aluno deverá possuir a capacidade de: CONTÉUDOS
Instrumento para o desenvolvimento das competências e habilidades no aluno HABILIDADES
O professor deverá desenvolver seu trabalho para que o aluno seja capaz de: METODOLOGIA
Forma de trabalho escolhida pelo professor tomando como eixo o conteúdo para desenvolver as habilidades e competências no aluno
• Interpretação de dados do cotidiano apresentados sob forma de tabela e gráficos
• Tabelas e Gráficos
• Ler e interpretar dados em tabelas e gráficos
EQUIPE 10 (Wanderlea, Maria Solange)
Data de apresentação: 29/11/2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário