terça-feira, 27 de julho de 2010

PFD IV- Prof. Bete


A Prof. Bete na sua 1ª aula de PFD IV (Prática de Formação Docente IV) que foi ontem, disse o que vamos trabalhar nesse período com:
- Confecção de um portifólio,
- Enfatizar Projetos.

*O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como uma colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efectuada bem como das diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo. Reflecte também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua.

*Como são os projetos?
A partir dos temas geradores: Definimos a importância dos mesmos, seus objetivos, e auxiliamos com inúmeras idéias para análise e reflexão do professor, facilitando, assim, a prática diária.
" É fundamental repensar sempre a prática pedagógica diária, não deixando ser esquecida a cultura, resgatando-a sempre".

fonte: www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net
*Lembramos que os materiais PPD (Projetos Pedagógicos Dinâmicos) não foram elaborados com intuito de fazer chegar às mãos dos professores "receitas mágicas" mas sim exemplos, modelos, dicas, idéias para que o professor refletindo sobre sua prática diária possa desenvolver seu trabalho de forma que este seja prazeroso e significativo para os alunos
*Todos os projetos contém:
· Sugestões de Atividades Práticas, Interativas, Dinâmicas em sala de aula.
· Sugestões de Jogos e Brincadeiras.
· Sugestões de Atividades Sistematizadas interessantes trabalhando percepção visual, conceitos matemáticos, coordenação motora, raciocínio lógico etc.(quando solicitado)
· Sugestões de Trabalhos artísticos e manuais para serem realizados pelos alunos com a orientação do professor.
· Sugestões de cartazes, murais, máscaras e afins para facilitar o trabalho do professor ou para serem confeccionados juntamente com as crianças.
· Inúmeras sugestões musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário